19/01/2016

SOBRE O PERDÃO – 7

2 – O perdão e Deus

Ao falarmos de perdão, falamos forçosamente de ofensa.

Ora a ofensa da nossa parte em relação a Deus, chama-se pecado, embora hoje em dia a sociedade quase queira banir essa palavra, atribuindo-lhe uma carga de castigo, de condenação, digamos assim, que ela afinal não deve ter porque a misericórdia de Deus é infinita e está sempre ao nosso alcance.

Quando ofendemos alguém, cortamos a nossa relação com essa pessoa e mais do que isso essa pessoa corta a sua relação connosco.

Quando ofendemos Deus pelo pecado, Deus não corta a sua relação connosco, pois ama-nos para além das nossas fraquezas, mas nós cortamos a nossa relação com Deus.
Ora a nossa verdadeira relação com Deus baseia-se sempre no amor, amor que nos é dado e ensinado por Deus, que nos amou primeiro.
Se pela ofensa/pecado cortamos a nossa relação com Deus, e a nossa relação com Ele é sempre baseada no amor, significa também que cortamos a nossa relação com o amor, pois o amor vem-nos de Deus.
Mas assim, se cortamos a nossa relação com Deus, com o amor, também nos tornamos incapazes de amar o outro verdadeiramente, porque estamos afastados da fonte do amor: Deus.

Por isso, e por todas as razões que quisermos, Jesus Cristo insiste sem cessar no discurso do perdão, de como devemos perdoar constantemente, setenta vezes sete vezes, bem como pedir perdão, para restabelecer a relação com Deus, com o amor, com os outros.
Por isso também, Jesus Cristo instituiu tão claramente o Sacramento da Confissão, da Reconciliação, como lemos em Jo 20, 19-23 –
«Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»


(cont)


(joaquim mexia alves, Conferência sobre o perdão na Vigararia da Marinha Grande)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.