31/01/2016

SOBRE O PERDÃO – 19

4 – O perdão como cura

…/3

Pode parecer estranho, mas realmente podemos perdoar os outros, podemos pedir perdão aos outros, e ainda assim continuarmos a viver sentimentos de culpa, de falta de perdão a nós próprios, envergonhados do que fizemos, considerando-nos maus, julgando-nos indignos, por exemplo, do amor, do perdão de Deus, apesar da confissão.

E essas situações, que não são assim tão raras, vivem em nós, muitas vezes no mais fundo do nosso ser, mas afectando-nos continuamente nos mais diversos momentos, muito especialmente quando por qualquer razão ficamos perante situações idênticas.
E mais uma vez, esse viver condicionado pela nossa consciência, pelas nossas recordações, interfere na harmonia do nosso bem estar provocando em nós alterações de humor, e muitas vezes alterações físicas como aquelas que vimos anteriormente, insónias, dores de cabeça, depressões, etc.

Uma boa confissão, com tempo, muito tempo, explicando ao sacerdote que precisamos fazer uma revisão de vida porque algo nos anda a afectar, ou então, para aqueles que não vivem a fé, uma conversa de aconselhamento com alguém experiente, para se poder ir buscar a raiz do problema e que no fundo é essa falta de perdão a nós próprios.


Quando se vive a fé, a graça de Deus, toca-nos e ajuda-nos a descobrir as razões e muito especialmente a conseguirmos esse perdão para nós próprios.

Então o perdoar e o pedir perdão é sem dúvida muito importante para a harmonia da nossa vida e como tal uma cura para muitos problemas que vivemos no dia-a-dia.

(cont)


(joaquim mexia alves, Conferência sobre o perdão na Vigararia da Marinha Grande)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.