Art.
7 — Se a carne de Cristo foi contaminada pelo pecado, nos antigos patriarcas.
O sétimo discute-se assim. — Parece que a
carne de Cristo não foi contaminada pelo pecado, nos antigos patriarcas.
1. — Pois, diz a Escritura que na
divina sabedoria nada de manchado caiu. Ora, Cristo é a sabedoria de Deus, no
dizer do Apóstolo. Logo, a sua carne nunca foi manchada do pecado.
2. Demais. — Damasceno diz que Cristo
assumiu as primícias da nossa natureza. Ora, no seu primeiro estado, a carne
humana não foi manchada pelo pecado. Logo, a carne de Cristo não foi
contaminada pelo pecado, nem em Adão nem nos outros patriarcas.
3. Demais. — Agostinho diz, que a
natureza humana sempre teve para os seus ferimentos, os remédios apropriados.
Ora, o que foi contaminado não pode, por isso mesmo, ser remédio de nenhum
ferimento; antes, precisa de remédio. Logo, a natureza humana sempre teve uma
parte não contaminada, da qual foi depois formado o corpo de Cristo.
Mas, em contrário, o corpo de Cristo
não se reporta a Adão e aos outros patriarcas senão mediante o corpo da Santa
Virgem, da qual assumiu a carne. Ora, o corpo da Santa Virgem foi totalmente
concebido no pecado original, como se disse; e assim, mesmo enquanto existente
nos patriarcas foi contaminado pelo pecado. Logo, a carne de Cristo, enquanto
existente nos patriarcas, foi contaminada pelo pecado.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— Cristo não assumiu a carne do género humano sujeita ao pecado, mas pura de
toda contaminação pecaminosa. Por isso, na sabedoria de Deus não cai nada de
manchado.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Diremos que
Cristo assumiu as primícias da nossa natureza, quanto à semelhança de condição;
porque assumiu a carne não contaminada pelo pecado, como o era a carne antes do
pecado. Mas essa expressão não se entende quanto à continuidade da pureza, de
modo que a carne do primeiro homem fosse conservada imune do pecado, até a
formação do corpo de Cristo.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Antes de
Cristo, a natureza humana estava ferida, isto é, contaminada pelo pecado
original em acto. Mas, o remédio para esse ferimento não existia nela em acto,
mas só pela virtude da origem, enquanto desses patriarcas nasceria no tempo a
carne de Cristo.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.