Art.
4 — Se a ciência infusa em Cristo era menor que nos anjos.
O quarto discute-se assim. — Parece
que a ciência infusa era menor em Cristo que nos anjos.
1. — Pois, a perfeição se proporciona
ao perfectível. Ora, a alma humana, na ordem da natureza, é inferior à natureza
angélica. Ora, como a ciência de que agora tratamos, foi infusa na alma de
Cristo, para a perfeição deste, parece que tal ciência era inferior à ciência
que é uma perfeição da natureza angélica.
2. Demais. — A ciência da alma de
Cristo era, de certo modo, comparativa e discursiva, o que não se pode dizer da
ciência angélica. Logo, a ciência da alma de Cristo foi inferior à ciência dos
anjos.
3. Demais. — Quanto mais imaterial é
uma ciência, tanto mais superior é. Ora, a ciência dos anjos é mais imaterial
que a da alma de Cristo, porque a alma de Cristo é um acto do corpo e serve-se
dos fantasmas, o que não se pode dizer dos anjos. Logo, a ciência dos anjos é
superior à da alma de Cristo.
Mas, em contrário, o Apóstolo: Mas
aquele que por um pouco foi feito menor que os anjos, nós o vemos pela paixão
da morte coroado de glória e de honra. Donde resulta que, só pela paixão da
morte, foi Cristo considerado como menor que os anjos. Logo, não pela sua
ciência.
A ciência infusa na alma de
Cristo pode ser considerada de dois modos: pelo que teve da causa influente, de
um lado, e do sujeito que a recebeu, de outro. — Ora, quanto ao primeiro, a
ciência infusa da alma de Cristo foi muito mais excelente que a dos anjos,
tanto quanto ao número das coisas conhecidas, quanto à certeza da ciência.
Porque o lume espiritual infuso na alma de Cristo é muito mais excelente que o
lume pertencente à natureza angélica. — Quanto ao segundo, a ciência infusa na
alma de Cristo é inferior a ciência angélica, isto é, pelo modo de conhecer,
que é natural à alma humana e o qual se serve dos fantasmas pela comparação e
pelo discurso.
Donde se deduz clara a RESPOSTA ÀS
OBJECÇÕES.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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