Art.
5 — Se em Cristo existiam os dons.
O quinto discute-se assim. — Parece
que em Cristo não existiam os dons.
1 — Pois, como geralmente se diz, os
dons são conferidos como auxiliares das virtudes. Ora, o em si mesmo perfeito
não precisa de auxílio externo. Logo, como Cristo tinha a perfeição das
virtudes, nele não existiram os dons.
2. Demais. — Não pode a mesma pessoa
conferir e receber os dons, pois, dá quem tem e recebe quem não tem. Ora,
Cristo podia conferir dons, segundo a Escritura: Tornaste dons para os
distribuíres aos homens. Logo, não podia receber os dons do Espírito Santo.
3. Demais. — São quatro os dons
próprios da vida contemplativa, a saber: a sabedoria, a ciência, o intelecto e
o conselho, o que pertence à prudência, enumerando por isso o Filósofo esses
dons entre as virtudes intelectuais. Ora, Cristo tinha a contemplação do céu.
Logo, não tinha os referidos dons.
Mas, em contrário, a Escritura:
Lançaram mão de um só homem sete mulheres. Ao que diz a Glosa: Isto é, os sete
dons do Espírito Santo, Cristo.
Como dissemos na Segunda
Parte, os dons são propriamente umas certas perfeições das potências da alma,
que lhes torna natural o serem movidas pelo Espírito Santo. Ora, como é
manifesto, a alma de Cristo era perfeitissimamente movida pelo Espírito Santo,
segundo o Evangelho: Cheio, pois, do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e
foi levado pelo Espírito ao deserto. Donde, é manifesto que em Cristo existiam
excelentissimamente os dons.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— O perfeito na ordem da sua natureza necessita ser ajudado pelo que é de
natureza superior, assim o homem, por mais perfeito que seja precisa de ser ajudado
por Deus. E deste modo as virtudes precisam de ser fortificadas pelos dons, que
aperfeiçoam as potências de alma, enquanto movidas pelo Espírito Santo.
RESPOSTA À SEGUNDA. Cristo não recebe
e confere os dons do Espírito Santo, aos mesmos respeitos, mas, ele confere-os
como Deus, e recebe-os como homem. Donde o dizer Gregório: O Espírito Santo não
abandonou nunca a humanidade de Cristo, de cuja divindade procede.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Em Cristo não
somente havia o conhecimento da pátria, mas também o da via, como a seguir se
dirá. E contudo, mesmo na pátria, existem de certo modo os dons do Espírito
Santo, como na Segunda Parte se estabeleceu.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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