03/07/2014

Reflectindo - 27

São João Paulo II e São João XXIII.

Não podem comparar-se?

Sim, comparam-se na santidade.

A justiça divina talvez tenha atribuído lugares diferentes a cada um pois tal como disse «na casa de meu Pai há muitas moradas» [1] o que poderá significar uma posição na proximidade de Deus.
Mas, por outro lado, na vida eterna não há distância nem altura, profundidade ou largura, a visão beatífica preenche tudo não deixa lugar a mais nada. O que querem então dizer aquelas palavras de Cristo?
Penso que se referem a uma constatação mais simples: na casa do Pai há lugar para todos e todos O vêm igualmente e gozam igualmente dele.
De facto, Deus é tudo  absolutamente sem princípio nem fim logo não é possível estar mais longe ou mais perto dele ou se está com Ele em plenitude ou não se esta de facto. Esta a conclusão lógica da situação de todos os santos que, de facto, são todos os que estão no Céu.

A Igreja como que “oficializa” alguns para que sirvam de exemplo aos vivos que ainda estão a caminho, mas, repete-se, todos os vivos que gozam da visão beatífica de Deus na eternidade, são santos. Sendo assim posso perfeitamente imaginar-me na mesma companhia da multidão incontável dos Santos no Céu usufruindo do mesmo gozo usufruindo a mesma felicidade eterna. Assim desejo e pretendo com todas as minhas forças conseguir este objectivo grandioso.

Sei bem que por mim não conseguirei mas conto com estes dois hoje canonizados para me ajudarem e com Santa Maria para me guiar pelo caminho certo. Iter para tuto!

Ama, 2014.04.27





[1] Cfr Jo 14, 1-12

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.