07/06/2014

Temas para meditar 138

Próximo


O nosso próximo, diremos de passagem, inclui todas as criaturas de Deus: os anjos e santos do Céu (coisa fácil), as almas do purgatório (coisa fácil), e todos os seres humanos vivos, inclusive os nossos inimigos (...) podemos ter um sincero amor sobrenatural ao próximo, e no plano natural sentirmos uma marcada repulsa por ele. Eu perdoo-lhe , por amor a Deus, o mal que me fez? Rezo por ele e confio em que alcance as graças necessárias para se salvar?

Estou disposto a ajudá-lo se estiver em necessidade, apesar da minha natural resistência?

Se é assim, amo-o sobrenaturalmente. A virtude divina da caridade opera no meu interior, e posso fazer actos de amor (que deveriam ser frequentes cada dia) sem hipocrisia nem ficção.


(leo j. treseA fé explicada, Quadrante, S. Paulo 4ª ed. nr. 101-103)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.