12/05/2014

Tratado dos vícios e pecados 87

Questão 88: Do pecado venial e do mortal.

Art. 2 — Se o pecado venial difere, em género, do mortal, de modo que tanto o mortal como o venial o sejam genericamente.

(II Sent., dist. XLII, q. 1, a. 4; De Malo, q. 7, a. 1; q. 10, a. 2).

O segundo discute-se assim. — Parece que o pecado venial não difere, em género do mortal, de modo que tanto o mortal como o venial o sejam genericamente.

1. — Pois, o bem e o mal, genericamente considerados, dos actos humanos, dependem da matéria ou do objecto, como se disse (q. 18, a. 2). Ora, em relação a qualquer objecto ou matéria é possível pecar mortal e venialmente. Pois, o homem pode amar qualquer bem mutável, menos que Deus, e isso é pecar venialmente; ou mais que Deus, o que é pecar mortalmente. Logo, o pecado venial não difere do mortal genericamente.

2. Demais. — Como já se disse (a. 1; q. 72, a. 5; q. 87, a. 3), é considerado mortal o pecado irreparável e o venial, reparável. Ora, ser irreparável é próprio do pecado por malícia, considerado por alguns, irremissível; ao contrário, ser reparável é próprio do pecado por fraqueza ou ignorância, considerado remissível. Logo, o pecado mortal difere do venial como o cometido por malícia, do cometido por fraqueza e ignorância. Ora, por aí os pecados não diferem entre si genérica, mas só causalmente, como se disse (q. 77, a. 8 ad 1). Logo, o pecado venial não difere do mortal genericamente.

3. Demais. — Como já se estabeleceu (q. 74, a. 3 ad 3; q. 10), as moções súbitas, tanto da sensualidade como da razão, são pecados veniais. Ora, moções súbitas encontram-se em qualquer género de pecado. Logo, não há pecados genericamente veniais.

Mas, em contrário, Agostinho enumera alguns géneros de pecados veniais, e alguns outros, de mortais.

O pecado merecedor de vénia Venial é chamado. Por onde, um pecado pode ser considerado venial, de um modo, por ter alcançado vênia. E neste sentido, diz Ambrósio, que todo pecado, pela penitência, se torna venial; isto é, chama-se venial por causa de um evento. — Doutro modo, chama-se venial o que nada traz em si que impeça conseguir a vénia, quer total, quer parcialmente. — Parcialmente, quando encerra algum elemento diminutivo da culpa, como quando o pecado é cometido por fraqueza ou ignorância. E chama-se então venial na sua causa. — Totalmente, por não destruir a ordem para o último fim; por isso não merece a pena eterna, mas a temporal. Ora, é do pecado venial neste sentido que agora tratamos.

Nos dois primeiros sentidos o pecado ve­nial não pertence a nenhum gênero determinado. Pode sê-lo, porém, no terceiro sentido, sendo então considerado genericamente o pecado venial ou mortal, conforme é o género ou a espécie do acto determinado pelo objecto. Assim, quando a vontade é levada a algum acto em si repugnante à caridade, pela qual o homem se ordena para o último fim, há pecado mortal pelo seu objecto. E é mortal genericamente, quer seja contra o amor de Deus, como a blasfémia, o perjúrio e outros; quer seja contra o amor ao próximo, como o homicídio, o adultério e semelhantes. Tais pecados são pois mortais genericamente. Outras vezes porém a vontade do pecador é levada ao que, embora implicando uma certa desordem, não contraria o amor de Deus nem o do próximo; como a palavra ociosa, o riso supérfluo e outros pecados genericamente veniais.

Mas, como os actos morais são bons e maus, não só pelo objecto, mas também por uma disposição do agente, como estabelecemos (q. 18, a. 4, a. 6), pode um pecado genericamente venial, em razão do seu objecto, vir a ser mortal por parte do agente, quer por este o ter erigido em fim último, quer por tê-lo ordenado a um pecado genericamente mortal. Tal o caso de quem aplicasse uma palavra vã à comissão do adultério. Semelhantemente, também por parte do agente um pecado genericamente mortal pode vir a ser venial, por o acto imperfeito ser, i. é, não racionalmente deliberado, o que é o princípio próprio do mau acto, como dissemos, ao tratar dos movimentos súbitos de infidelidade.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Quem escolhe o que repugna à divina caridade manifesta, por isso mesmo que o prefere a essa caridade, e por conseguinte, que ama tal objecto mais que a Deus. Portanto, alguns pecados genéricos em si mesmos repugnantes à caridade supõem o amor de um objeto, de preferência a Deus. E assim são genericamente mortais.

RESPOSTA À SEGUNDA. — A objecção procede quanto ao pecado venial na sua causa.

RESPOSTA À TERCEIRA. — A objeção procede no concernente ao pecado venial pela imperfeição do acto.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.