Art.
4 — Se todos os pecados vêm da sugestão do diabo.
(I,
q. 114, a. 3; De Malo, q. 3, a. 5).
O quarto discute-se assim. — Parece
que todos os pecados dos homens provêm da sugestão do diabo.
1. — Pois, como diz Dionísio, a
multidão dos demónios é-lhes, para si e para os outros, a causa de todos os
males.
2. Demais. — Quem peca mortalmente
faz-se escravo do diabo, conforme a Escritura (Jo 8): todo o que comete pecado
é escravo do pecado. Mas, todo o que é vencido é também escravo daquele que o
venceu. Logo, quem cometer o pecado é vencido pelo diabo.
3. Demais. — Gregório diz, que o
pecado do diabo é irreparável, por ter caído sem sugestão de ninguém. Portanto,
seria irremediável o pecado de quem pecasse por livre arbítrio, sem sugestão
alheia, o que é patentemente falso. Logo, todos os pecados humanos são
sugeridos pelo diabo.
Mas, em contrário: Nem todos os nossos
maus pensamentos são provocados pelo diabo, mas às vezes surgem provocado pelo
nosso arbítrio.
Por certo, ocasional e
indirectamente, o diabo é causa de todos os nossos pecados. Pois, induziu o
primeiro homem a pecar; e esse pecado viciou a tal ponto a natureza humana, que
todos somos inclinados a pecar. Do mesmo modo poderíamos considerar como causa
da combustão da madeira quem a tivesse secado, fazendo com que se ela
facilmente queimasse. Directamente porém, não é causa de todos os pecados
humanos, no sentido de nos persuadir a cada um deles. E isso o prova Orígenes,
por haverem de ter os homens, mesmo que o diabo não existisse, o apetite da
comida, do acto venéreo e semelhantes. E esse desejo poderia ser desordenado,
se não se sujeitasse à razão; o que depende do livre arbítrio.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— A multidão dos demónios é causa de todos os nossos males, relativamente à
origem primeira, como se disse.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Torna-se escravo
de outrem, não somente quem foi por esse dominado, mas ainda quem voluntariamente
se lhe submeteu. E deste modo torna-se escravo do diabo quem peca de propósito
deliberado.
RESPOSTA À TERCEIRA. — O pecado do
diabo foi irremediável, por ter pecado sem sugestão de ninguém; nem sentir
qualquer inclinação a pecar causada por alguma sugestão precedente. Ora, tal
não se pode dizer do pecado de nenhum homem.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.