03/04/2014

Tratado dos vícios e pecados 48

Questão 79: Das causas exteriores do pecado, e primeiro por parte de Deus.

Art. 4 — Se a obcecação e o endurecimento se ordenam sempre à salvação do obcecado e endurecido.

(In Matth., cap. XIII: In Ioan., cap. XII, lect. VII).

O quarto discute-se assim. — Parece que a obcecação e o endurecimento se ordenam sempre à salvação do obcecado e endurecido.

1. — Pois, diz Agostinho, que Deus, sendo o sumo bem, de nenhum modo permitiria o mal se não pudesse tirar o bem dele. Portanto e com maioria de razão, ordena para o bem o mal de que é a causa. Ora, Deus é causa da obcecação e do endurecimento, como já se disse. Logo, esta e aquela ordenam-se à salvação dos obcecados e endurecidos.

2. Demais. — A Escritura diz: Deus não se alegra na perdição dos ímpios. Ora, haveria de deleitar-se na perdição deles, se não lhes fizesse reverter a obcecação em bem próprio deles. Do mesmo modo um médico haveria de comprazer-se com o sofrimento do enfermo, se não lhe ordenasse à saúde o remédio amargo que lhe propõe. Logo, Deus faz redundar a obcecação no bem dos obcecados.

3. Demais. — Deus não faz acepção de pessoas, como diz a Escritura (At 10). Ora, a obcecação de alguns ele ordena-a para a salvação deles. Tal o caso de alguns judeus obcecados em não crer em Cristo, para, não crendo nele, matarem-no; mas depois, compungidos, converteram-se, como se lê na Escritura (At 2), segundo está claro em Agostinho. Logo, a obcecação de todos Deus a converte na salvação deles.

Mas, em contrário. — Não se deve praticar o mal para dele resultar o bem, como diz a Escritura (Rm 3). Ora, a obcecação é um mal. Logo, Deus não obceca o obcecado em benefício deste.

A obcecação é preâmbulo para o pecado. Ora, este se ordena para dois termos: a danação, pelo que é em si mesmo; e a salvação, pela misericórdia e providência de Deus, permitindo a alguns caírem em pecado para, reconhecendo-o, humilharem-se e converterem-se, como diz Agostinho. Donde, a obcecação ordena-se por natureza à danação do obcecado, sendo, por isso, considerada também efeito da reprovação. Mas às vezes a divina misericórdia ordena-a como remédio para a salvação dos obcecados. Esta misericórdia porém não é dada a todos eles, mas só aos predestinados, a quem todas as coisas lhes contribuem para seu bem, no dizer da Escritura (Rm 8). Logo, a uns a obcecação leva-os à salvação; mas a outros, à danação, como diz Agostinho.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Todos os males que Deus faz ou permite fazem-se ou ordenam-se para algum bem. Nem sempre porém, para o bem do sujeito do mal, senão que às vezes para o de outrem, ou mesmo, de todo o universo. Assim ordenou a culpa dos tiranos ao bem dos mártires, como ordena a pena dos condenados à glória da sua justiça.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Deus não se compraz com a perdição dos homens considerada em si mesma; mas, em razão da sua justiça, ou por causa do bem daí proveniente.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Por misericórdia Deus ordena a obcecação de muitos à salvação deles; é porém a sua justiça que ordena a obcecação de outros para a danação. — Mas a misericórdia com que Deus trata uns, e não a todos, não implica haja nele acepções, como já se demonstrou na Primeira Parte.

RESPOSTA À QUARTA. — Não devemos praticar o mal da culpa para dele resultar o bem; mas, em vista do bem, devem-se aplicar os males da pena.

Revisão da tradução portuguesa por ama





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.