A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
Evangelho: Lc 6, 27-49
27 «Mas digo-vos a
vós, que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; 28
abençoai os que vos amaldiçoam, orai pelos que vos caluniam. 29 Ao
que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. Ao que te tirar o manto,
não o impeças de levar também a túnica. 30 Dá a todo aquele que te
pede; e ao que leva o que é teu, não lho tornes a pedir. 31 O que
quereis que vos façam os homens, fazei-o vós também a eles. 32 Se
amais os que vos amam, que mérito tendes? Porque os pecadores também amam quem
os ama. 33 Se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito tendes?
Os pecadores também fazem o mesmo. 34 Se emprestardes àqueles de
quem esperais receber, que mérito tendes? Os pecadores também emprestam aos
pecadores, para que se lhes faça outro tanto. 35 Vós, porém, amai os
vossos inimigos; fazei bem e emprestai sem daí esperardes nada; e será grande a
vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para com os ingratos
e os maus. 36 Sede misericordiosos, como também vosso Pai é
misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis
e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; 38 dai e
dar-se-vos-á. Uma medida boa, cheia, recalcada e a transbordar vos será lançada
nas dobras do vosso vestido. Porque, com a mesma medida com que medirdes para
os outros, será medido para vós». 39 Dizia-lhes também esta comparação:
«Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos nalguma cova? 40
O discípulo não é mais que o mestre; mas todo o discípulo será perfeito, se for
como o seu mestre. 41 «Porque vês tu a palha no olho do teu irmão, e
não notas a trave que tens no teu? 42 Ou como podes tu dizer a teu
irmão: “Deixa, irmão, que eu tire do teu olho a palha”, não vendo tu mesmo a
trave que tens no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e depois
verás bem para tirar a palha do olho de teu irmão. 43 Porque não há
árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. 44
Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto; pois nem se colhem figos dos
espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. 45 O homem bom, do
bom tesouro do seu coração tira o bem; o homem mau, do mau tesouro tira o mal;
porque a boca fala da abundância do coração. 46 «Porque Me chamais
Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo? 47 Todo aquele que
vem a Mim, ouve as Minhas palavras, e as põe em prática, vou mostrar-vos a quem
é semelhante. 48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa,
cavou profundamente e pôs os alicerces sobre a rocha. Vindo uma inundação,
investiu a torrente contra aquela casa e não pôde movê-la, porque estava bem
edificada. 49 Mas quem ouve e não pratica, é semelhante a um homem
que edificou a sua casa sobre a terra, sem alicerces. Investiu a torrente contra
ela, e logo caiu, e foi grande a ruína daquela casa».
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
EVANGELII GAUDIUM
DO SANTO PADRE FRANCISCO
AO EPISCOPADO, AO CLERO ÀS PESSOAS CONSAGRADAS E AOS
FIÉIS LEIGOS
SOBRE
O ANÚNCIO DO EVANGELHO NO MUNDO ACTUAL
Capítulo
III
O ANÚNCIO DO EVANGELHO
II. A homilia
135.
Consideremos agora a pregação dentro da Liturgia, que requer uma séria
avaliação por parte dos Pastores. Deter-me-ei particularmente, e até com certa
meticulosidade, na homilia e sua preparação, porque são muitas as reclamações
relacionadas com este ministério importante, e não podemos fechar os ouvidos. A
homilia é o ponto de comparação para avaliar a proximidade e a capacidade de
encontro de um Pastor com o seu povo. De facto, sabemos que os fiéis lhe dão
muita importância; e, muitas vezes, tanto eles como os próprios ministros
ordenados sofrem: uns a ouvir e os outros a pregar. É triste que assim seja. A
homilia pode ser, realmente, uma experiência intensa e feliz do Espírito, um
consolador encontro com a Palavra, uma fonte constante de renovação e
crescimento.
136.
Renovemos a nossa confiança na pregação, que se funda na convicção de que é
Deus que deseja alcançar os outros através do pregador e de que Ele mostra o
seu poder através da palavra humana. São Paulo fala vigorosamente sobre a
necessidade de pregar, porque o Senhor quis chegar aos outros por meio também
da nossa palavra (cf. Rm 10, 14-17). Com a palavra, Nosso Senhor conquistou o
coração da gente. De todas as partes, vinham para O ouvir (cf. Mc 1, 45).
Ficavam maravilhados, «bebendo» os seus ensinamentos (cf. Mc 6, 2). Sentiam que
lhes falava como quem tem autoridade (cf. Mc 1, 27). E os Apóstolos, que Jesus
estabelecera «para estarem com Ele e para os enviar a pregar» (Mc 3, 14),
atraíram para o seio da Igreja todos os povos com a palavra (cf. Mc 16, 15.20).
O
contexto litúrgico
137.
Agora é oportuno recordar que «a proclamação litúrgica da Palavra de Deus,
principalmente no contexto da assembleia eucarística, não é tanto um momento de
meditação e de catequese, como sobretudo o diálogo de Deus com o seu povo, no
qual se proclamam as maravilhas da salvação e se propõem continuamente as
exigências da Aliança». 112 Reveste-se de um valor especial a
homilia, derivado do seu contexto eucarístico, que supera toda a catequese por
ser o momento mais alto do diálogo entre Deus e o seu povo, antes da comunhão
sacramental. A homilia é um retomar este diálogo que já está estabelecido entre
o Senhor e o seu povo. Aquele que prega deve conhecer o coração da sua
comunidade para identificar onde está vivo e ardente o desejo de Deus e também
onde é que este diálogo de amor foi sufocado ou não pôde dar fruto.
138.
A homilia não pode ser um espectáculo de divertimento, não corresponde à lógica
dos recursos mediáticos, mas deve dar fervor e significado à celebração. É um
género peculiar, já que se trata de uma pregação no quadro duma celebração
litúrgica; por conseguinte, deve ser breve e evitar que se pareça com uma
conferência ou uma lição. O pregador pode até ser capaz de manter vivo o
interesse das pessoas por uma hora, mas assim a sua palavra torna-se mais importante
que a celebração da fé. Se a homilia se prolonga demasiado, lesa duas
características da celebração litúrgica: a harmonia entre as suas partes e o
seu ritmo. Quando a pregação se realiza no contexto da Liturgia, incorpora-se
como parte da oferenda que se entrega ao Pai e como mediação da graça que
Cristo derrama na celebração. Este mesmo contexto exige que a pregação oriente
a assembleia, e também o pregador, para uma comunhão com Cristo na Eucaristia,
que transforme a vida. Isto requer que a palavra do pregador não ocupe um lugar
excessivo, para que o Senhor brilhe mais que o ministro.
A
conversa da mãe
139.
Dissemos que o povo de Deus, pela acção constante do Espírito nele, se
evangeliza continuamente a si mesmo. Que implicações têm esta convicção para o
pregador? Lembra-nos que a Igreja é mãe e prega ao povo como uma mãe fala ao
seu filho, sabendo que o filho tem confiança de que tudo o que se lhe ensina é
para seu bem, porque se sente amado. Além disso, a boa mãe sabe reconhecer tudo
o que Deus semeou no seu filho, escuta as suas preocupações e aprende com ele.
O espírito de amor que reina numa família guia tanto a mãe como o filho nos
seus diálogos, nos quais se ensina e aprende, se corrige e valoriza o que é
bom; assim deve acontecer também na homilia. O Espírito que inspirou os
Evangelhos e actua no povo de Deus, inspira também como se deve escutar a fé do
povo e como se deve pregar em cada Eucaristia. Portanto a pregação cristã
encontra, no coração da cultura do povo, um manancial de água viva tanto para
saber o que se deve dizer como para encontrar o modo mais apropriado para o
dizer. Assim como todos gostamos que nos falem na nossa língua materna, assim
também, na fé, gostamos que nos falem em termos da «cultura materna», em termos
do idioma materno (cf. 2 Mac 7, 21.27), e o coração dispõe-se a ouvir melhor.
Esta linguagem é uma tonalidade que transmite coragem, inspiração, força,
impulso.
140.
Este âmbito materno-eclesial, onde se desenrola o diálogo do Senhor com o seu
povo, deve ser encarecido e cultivado através da proximidade cordial do
pregador, do tom caloroso da sua voz, da mansidão do estilo das suas frases, da
alegria dos seus gestos. Mesmo que às vezes a homilia seja um pouco maçante, se
houver este espírito materno-eclesial, será sempre fecunda, tal como os conselhos
maçantes duma mãe, com o passar do tempo, dão fruto no coração dos filhos.
141.
Ficamos admirados com os recursos empregues pelo Senhor para dialogar com o seu
povo, revelar o seu mistério a todos, cativar a gente comum com ensinamentos
tão elevados e exigentes. Creio que o segredo de Jesus esteja escondido naquele
seu olhar o povo mais além das suas fraquezas e quedas: «Não temais, pequenino
rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino» (Lc 12, 32); Jesus prega com
este espírito. Transbordando de alegria no Espírito, bendiz o Pai por Lhe
atrair os pequeninos: «Bendigo-Te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque
escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos
pequeninos» (Lc 10, 21). O Senhor compraz-Se verdadeiramente em dialogar com o
seu povo, e compete ao pregador fazer sentir este gosto do Senhor ao seu povo.
Palavras
que abrasam os corações
142.
Um diálogo é muito mais do que a comunicação duma verdade. Realiza-se pelo
prazer de falar e pelo bem concreto que se comunica através das palavras entre
aqueles que se amam. É um bem que não consiste em coisas, mas nas próprias
pessoas que mutuamente se dão no diálogo. A pregação puramente moralista ou
doutrinadora e também a que se transforma numa lição de exegese reduzem esta
comunicação entre os corações que se verifica na homilia e que deve ter um
carácter quase sacramental: «A fé surge da pregação, e a pregação surge pela
palavra de Cristo» (Rm 10, 17). Na homilia, a verdade anda de mãos dadas com a
beleza e o bem. Não se trata de verdades abstractas ou de silogismos frios,
porque se comunica também a beleza das imagens que o Senhor utilizava para
incentivar a prática do bem. A memória do povo fiel, como a de Maria, deve
ficar transbordante das maravilhas de Deus. O seu coração, esperançado na
prática alegre e possível do amor que lhe foi anunciado, sente que toda a
palavra na Escritura, antes de ser exigência, é dom.
143.
O desafio duma pregação inculturada consiste em transmitir a síntese da
mensagem evangélica, e não ideias ou valores soltos. Onde está a tua síntese,
ali está o teu coração. A diferença entre fazer luz com sínteses e o fazê-lo
com ideias soltas é a mesma que há entre o ardor do coração e o tédio. O
pregador tem a belíssima e difícil missão de unir os corações que se amam: o do
Senhor e os do seu povo. O diálogo entre Deus e o seu povo reforça ainda mais a
aliança entre ambos e estreita o vínculo da caridade. Durante o tempo da
homilia, os corações dos crentes fazem silêncio e deixam-No falar a Ele. O
Senhor e o seu povo falam-se de mil e uma maneiras directamente, sem
intermediários, mas, na homilia, querem que alguém sirva de instrumento e
exprima os sentimentos, de modo que, depois, cada um possa escolher como
continuar a sua conversa. A palavra é, essencialmente, mediadora e necessita
não só dos dois dialogantes mas também de um pregador que a represente como
tal, convencido de que «não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o
Senhor, e nos consideramos vossos servos, por amor de Jesus» (2 Cor 4, 5).
144.
Falar com o coração implica mantê-lo não só ardente, mas também iluminado pela
integridade da Revelação e pelo caminho que essa Palavra percorreu no coração
da Igreja e do nosso povo fiel ao longo da sua história. A identidade cristã,
que é aquele abraço baptismal que o Pai nos deu em pequeninos, faz-nos anelar,
como fi-lhos pródigos – e predilectos em Maria –, pelo outro abraço, o do Pai
misericordioso que nos espera na glória. Fazer com que o nosso povo se sinta,
de certo modo, no meio destes dois abraços é a tarefa difícil, mas bela, de
quem prega o Evangelho.
III.
A preparação da pregação
145.
A preparação da pregação é uma tarefa tão importante que convém dedicar-lhe um
tempo longo de estudo, oração, reflexão e criatividade pastoral. Com muita
amizade, quero deter-me a propor um itinerário de preparação da homilia.
Trata-se de indicações que, para alguns, poderão parecer óbvias, mas considero
oportuno sugeri-las para recordar a necessidade de dedicar um tempo
privilegiado a este precioso ministério. Alguns párocos sustentam
frequentemente que isto não é possível por causa de tantas incumbências que
devem desempenhar; todavia atrevo-me a pedir que todas as semanas se dedique a
esta tarefa um tempo pessoal e comunitário suficientemente longo, mesmo que se
tenha de dar menos tempo a outras tarefas também importantes. A confiança no
Espírito Santo que actua na pregação não é meramente passiva, mas activa e
criativa. Implica oferecer-se como instrumento (cf. Rm 12, 1), com todas as
próprias capacidades, para que possam ser utilizadas por Deus. Um pregador que
não se prepara não é «espiritual»: é desonesto e irresponsável quanto aos dons
que recebeu.
O
culto da verdade
146.
O primeiro passo, depois de invocar o Espírito Santo, é prestar toda a atenção
ao texto bíblico, que deve ser o fundamento da pregação. Quando alguém se detém
procurando compreender qual é a mensagem dum texto, exerce o «culto da
verdade». 113 É a humildade do coração que reconhece que a Palavra
sempre nos transcende, que somos, «não os árbitros nem os proprietários, mas os
depositários, os arautos e os servidores». 114 Esta atitude de
humilde e deslumbrada veneração da Palavra exprime-se detendo-se a estudá-la
com o máximo cuidado e com um santo temor de a manipular. Para se poder
interpretar um texto bíblico, faz falta paciência, pôr de parte toda a
ansiedade e atribuir-lhe tempo, interesse e dedicação gratuita. Há que pôr de
lado qualquer preocupação que nos inquiete, para entrar noutro âmbito de serena
atenção. Não vale a pena dedicar-se a ler um texto bíblico, se aquilo que se
quer obter são resultados rápidos, fáceis ou imediatos. Por isso, a preparação
da pregação requer amor. Uma pessoa só dedica um tempo gratuito e sem pressa às
coisas ou às pessoas que ama; e aqui trata-se de amar a Deus, que quis falar. A
partir deste amor, uma pessoa pode deter-se todo o tempo que for necessário,
com a atitude dum discípulo: «Fala, Senhor; o teu servo escuta» (1 Sam 3, 9).
147.
Em primeiro lugar, convém estarmos seguros de compreender adequadamente o
significado das palavras que lemos. Quero insistir em algo que parece evidente,
mas que nem sempre é tido em conta: o texto bíblico, que estudamos, tem dois ou
três mil anos, a sua linguagem é muito diferente da que usamos agora. Por mais
que nos pareça termos entendido as palavras, que estão traduzidas na nossa
língua, isso não significa que compreendemos correctamente tudo o que o
escritor sagrado queria exprimir. São conhecidos os vários recursos que proporciona
a análise literária: prestar atenção às palavras que se repetem ou evidenciam,
reconhecer a estrutura e o dinamismo próprio dum texto, considerar o lugar que
ocupam os personagens, etc. Mas o objectivo não é o de compreender todos os
pequenos detalhes dum texto; o mais importante é descobrir qual é a mensagem
principal, a mensagem que confere estrutura e unidade ao texto. Se o pregador
não faz este esforço, é possível que também a sua pregação não tenha unidade
nem ordem; o seu discurso será apenas uma súmula de várias ideias
desarticuladas que não conseguirão mobilizar os outros. A mensagem central é
aquela que o autor quis primariamente transmitir, o que implica identificar não
só uma ideia mas também o efeito que esse autor quis produzir. Se um texto foi
escrito para consolar, não deveria ser utilizado para corrigir erros; se foi
escrito para exortar, não deveria ser utilizado para instruir; se foi escrito
para ensinar algo sobre Deus, não deveria ser utilizado para explicar várias
opiniões teológicas; se foi escrito para levar ao louvor ou ao serviço
missionário, não o utilizemos para informar sobre as últimas notícias.
148.
É verdade que, para se entender adequadamente o sentido da mensagem central dum
texto, é preciso colocá-lo em ligação com o ensinamento da Bíblia inteira,
transmitida pela Igreja. Este é um princípio importante da interpretação
bíblica, que tem em conta que o Espírito Santo não inspirou só uma parte, mas a
Bíblia inteira, e que, nalgumas questões, o povo cresceu na sua compreensão da
vontade de Deus a partir da experiência vivida. Assim se evitam interpretações
equivocadas ou parciais, que contradizem outros ensinamentos da mesma
Escritura. Mas isto não significa enfraquecer a acentuação própria e específica
do texto que se deve pregar. Um dos defeitos duma pregação enfadonha e ineficaz
é precisamente não poder transmitir a força própria do texto que foi
proclamado.
_________________________________
Notas:
112
João Paulo II, Carta ap. Dies Domini (31 de Maio de 1998), 41: AAS 90 (1998),
738-739.
113
Paulo VI, Exort. ap. Evangelii nuntiandi (8 de Dezembro de 1975), 78: AAS 68
(1976), 71.
114
Ibid., 78: o. c., 71.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.