27/02/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum VII Semana


Evangelho: Mc 9, 41-50

41 «Quem vos der um copo de água, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. 42 «Quem escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó que um asno faz girar, e que o lançassem ao mar. 43 Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; melhor te é entrar na vida eterna mutilado, do que, tendo as duas mãos, ir para a Geena, para o fogo inextinguível. 44 Omitido pela Neo-Vulgata. 45 Se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; melhor te é entrar na vida eterna coxo, do que, tendo os dois pés, ser lançado na Geena.46 Omitido pela Neo-Vulgata. 47 Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, lança-o fora; melhor te é entrar no reino de Deus sem um olho do que, tendo dois, ser lançado na Geena, 48 “onde o seu verme não morre e o seu fogo não se apaga”.49 Todo o homem será salgado no fogo. 50 O sal é uma coisa boa; porém, se se tornar insípido, com que haveis de lhe dar o sabor? Tende sal em vós, e tende paz uns com os outros».

Comentário:

Poucas vezes Cristo é tão lapidar como neste trecho de S. Marcos.

O escândalo, sobretudo quando envolve inocentes como as crianças, é um pecado terrível que merece toda a repulsa do Senhor.

O abuso dos mais fracos e indefesos seja ele qual for é algo abominável e absolutamente contrário à própria natureza.

E, atenção! Quanto maior a responsabilidade ou mais elevado o estatuto social do que o provoca, quanto maior e mais grave a ofensa e mais estreitas as contas a prestar.

(ama, comentário sobre Mc 9, 41-50, 2013.05.23)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.