22/01/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum II Semana



Evangelho: Mc 3, 1-6

1 Novamente entrou Jesus na sinagoga, e encontrava-se lá um homem que tinha uma das mãos atrofiada. 2 Observavam-n'O a ver se curaria em dia de sábado, para O acusarem. 3 Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Vem para o meio». 4 Depois disse-lhes: «É lícito em dia de sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida a uma pessoa ou tirá-la?». Eles, porém, calaram-se. 5 Então olhando-os com indignação, contristado da cegueira de seus corações, disse ao homem: «Estende a tua mão». Ele estendeu-a, e a mão ficou curada. 6 Mas os fariseus, retirando-se, reuniram-se logo em conselho com os herodianos contra Ele para ver como O haviam de matar.
Comentário:

Este milagre de Jesus revela, entre outras, duas coisas importantes: que não cabem os respeitos humanos quando se trata de obedecer a Deus; o Senhor quer, sempre, a nossa colaboração pronta e decidida quando a solicita.

Expor-se, assim, perante todos ‘no meio’ da Sinagoga, poderia levar o pobre homem a hesitar e, talvez compreensivelmente, a não se expor a uma situação algo embaraçante. Ao fazê-lo demonstra que tem plena confiança em Jesus e que o que Ele manda só pode ser para seu bem.

Depois, de se ter levantado estender a mão que sabia atrofiada e sem movimento não só confirma essa confiança em Jesus como afirma uma decisão já tomada antes: fazer o que Deus quer.

Por mais estranho que nos possa parecer, a Vontade de Deus é sempre a mais conveniente e o resultado da obediência é extraordinariamente gratificante.


(ama, comentário sobre Mc 3, 1-6, 2013.01.23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.