A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
Para ver, clicar SFF.
Para ver, clicar SFF.
Evangelho: Mt 8, 1-17
1 Tendo Jesus descido do monte,
seguiu-O uma grande multidão. 2 E eis que, aproximando-se um
leproso, se prostrou, dizendo: «Senhor, se Tu quiseres, podes curar-me». 3
Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo-lhe: «Quero, sê curado». E logo ficou
curado da sua lepra. 4 E Jesus disse-lhe: «Vê, não o digas a
ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faz a oferta que Moisés preceituou
em testemunho da tua cura». 5 Tendo entrado em Cafarnaum,
aproximou-se d'Ele um centurião, e fez-Lhe uma súplica, 6 dizendo:
«Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre muito». 7 Jesus
disse-lhe: «Eu irei e o curarei». 8 Mas o centurião, respondeu:
«Senhor, eu não sou digno de que entres na minha casa; diz, porém, uma só
palavra, e o meu servo será curado. 9 Pois também eu sou um homem
sujeito a outro, mas tenho soldados às minhas ordens, e digo a um: “Vai”, e ele
vai; e a outro: “Vem”, e ele vem; e ao meu servo: “Faz isto”, e ele o faz». 10
Jesus, ouvindo estas palavras, admirou-Se, e disse para os que O seguiam: «Em
verdade vos digo: Não achei fé tão grande em Israel. 11 Digo-vos,
pois, que virão muitos do Oriente e do Ocidente, e se sentarão com Abraão,
Isaac e Jacob no Reino dos Céus, 12 enquanto que os filhos do reino
serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes». 13
Então disse Jesus ao centurião: «Vai, seja feito conforme tu creste». E naquela
mesma hora ficou curado o servo. 14 Tendo chegado Jesus a casa de
Pedro, viu que a sogra dele estava de cama com febre; 15 e tomou-a
pela mão, e a febre deixou-a, e ela levantou-se e pôs-se a servi-los. 16
Pela tarde apresentaram-se muitos possessos do demónio, e Ele com a Sua palavra
expulsou os espíritos e curou todos os enfermos; 17 cumprindo-se
deste modo o que foi anunciado pelo profeta Isaías, quando diz: “Ele mesmo
tomou as nossas fraquezas e carregou com as nossas enfermidades”.
CAMINHO DE PERFEIÇÃO
CAPÍTULO 25.
Diz o muito que
ganha uma alma que reza vocalmente com perfeição e como acontece Deus elevá-la
disto a coisas sobrenaturais.
1. E, para que não
penseis que se tira pouco lucro em rezar vocalmente com perfeição, digo-vos que
é muito possível, estando a rezar o Pai Nosso, ou rezando outra oração vocal,
que o Senhor vos ponha em contemplação perfeita. Por estas vias mostra Sua
Majestade que ouve a quem Lhe fala e até mesmo Sua grandeza lhe fala, suspendendo-lhe
o entendimento e atalhando-lhe o pensamento, tirando-lhe - como se costuma
dizer - a palavra da boca, pois, ainda que queira, não pode falar, a não ser
com muito custo. Entende que, sem ruído de palavras, o está ensinando este
Mestre Divino, suspendendo as potências, porque estas antes causariam dano que
proveito com as suas operações. Gozam sem entender como gozam. A alma está
abrasando-se em amor e não entende como ama. Conhece que goza do que ama e não
sabe como goza. Percebe bem que não é gozo ao alcance do entendimento para o
poder desejar. Abraça-o a vontade sem entender como. Mas, em podendo entender
alguma coisa, vê que este bem não se pode merecer com todos os trabalhos juntos
que na terra se passassem para o ganhar. É dom do Senhor do Céu e da terra,
que, enfim, dá como quem é.
Esta, filhas, é
que é contemplação perfeita.
2. Agora
entendereis a diferença que há entre ela e a oração mental, que é o que fica
dito: pensar e entender o que dizemos e a Quem o dizemos e quem somos nós que
ousamos falar com tão grande Senhor. Pensar nisto e noutras coisas semelhantes,
o pouco que O temos servido e o muito que somos obrigadas a servi-lO, é oração
mental. Não penseis que é outra algaravia, nem vos espante o nome. Rezar o Pai
Nosso e a Ave Maria, ou o que quiserdes, é oração vocal.
Mas vede que mal
sairá a música sem a primeira; até mesmo as palavras nem sempre irão bem
concertadas. Nestas duas coisas algo podemos com o favor de Deus; na
contemplação de que agora falei, nenhuma coisa podemos . Sua Majestade é quem
tudo faz, é obra Sua, está acima da nossa natureza.
3. Como isto de
contemplação já foi dado a entender bem extensamente o melhor que eu o soube
explicar na relação que disse ter escrito da minha vida, para ser vista por
meus confessores - e por sua ordem -, não o digo aqui, nem faço mais do que
tocar nisto de passagem. As que tiverem sido tão ditosas que o Senhor vos tenha
trazido a estado de contemplação, se a pudésseis ler, ela tem pontos e avisos
que o Senhor quis eu acertasse a dizer, os quais muito vos consolariam e
aproveitariam, a meu parecer e no de alguns que a têm visto e a têm em conta.
Que vergonha é para mim eu dizer-vos que façais caso de coisa minha! O Senhor
bem sabe a confusão com que escrevo muito daquilo que escrevo! Bendito seja
Ele, que assim me sofre! As que tiverem, como digo, oração sobrenatural,
procurem ler, depois da minha morte, esta relação da minha vida; as que não a
tiverem, não há para quê, mas sim esforçarem-se para fazer o que vai dito neste
livro e deixem o mais ao Senhor, que é quem o há-de dar, e não vo-lo negará, se
não vos ficardes no caminho, mas vos esforçardes até chegar ao fim.
CAPÍTULO 26.
Vai declarando o
modo de recolher o pensamento. Dá meios para isso. Este capítulo é muito
proveitoso para os que começam a ter oração.
1. Voltemos, pois,
agora à nossa oração vocal para que se reze de modo que, sem entendermos como,
Deus nos dê tudo junto, e - como tenho dito - para se rezar como é de razão.
O exame de
consciência, dizer a confissão e persignar-se, já se sabe que há-de ser a
primeira coisa.
Procurai logo,
filhas, pois estais sós, arranjar companhia. E que melhor que a do mesmo Mestre
que ensinou a oração que ides rezar? Representai-vos o mesmo Senhor junto de
vós e vede com que amor e humildade Ele vos está ensinando. E crede-me,
enquanto puderdes, não estejais sem tão bom Amigo. Se vos acostumardes a
trazê-lO ao pé de vós e Ele vir que o fazeis com amor e andais procurando contentá-lO,
não podereis - como dizem - afastá-lO de vós; nunca vos faltará; ajudar-vos-á
em todos os vossos trabalhos; achá-lO-eis em toda a parte; e pensais que é
pouco ter um tal Amigo a vosso lado?
2. Ó irmãs; as que
não podeis discorrer muito com o entendimento, nem podeis manter o pensamento
sem vos distrairdes, acostumai-vos, acostumai-vos! Vede: eu sei que podeis
fazer isto, porque passei muitos anos por este trabalho de não poder sossegar o
pensamento numa coisa, e é muito grande este trabalho! Mas sei que o Senhor não
nos deixa tão desamparados que, se nos chegamos a Ele a pedir-Lho com
humildade, não deixa de nos acompanhar. E, se num ano não o pudermos conseguir,
que seja em mais! Não nos doa o tempo em coisa em que tão bem se gasta. Quem
corre atrás de nós? Digo que a isto se podem acostumar e trabalhar por andar
junto deste verdadeiro Mestre.
3. Não vos peço
agora para pensardes n'Ele, nem que formeis muitos conceitos, nem que façais
grandes e deliberadas considerações com o vosso entendimento; não vos peço
senão que olheis para Ele. Pois, quem vos impede de volver os olhos da alma,
mesmo que seja por um instante, se mais não puderdes, para este Senhor? Pois
podeis olhar para coisas muito feias, não podereis olhar para a coisa mais
formosa que se pode imaginar? E nunca, filhas, o vosso Esposo desvia de vós os olhos,
e tem-vos sofrido mil coisas feias e abominações contra Ele, e tudo não tem
bastado para que deixe de olhar para vós; e será muito que, desviados os olhos
dessas coisas exteriores, olheis para Ele algumas vezes? Olhai que não está
aguardando outra coisa, conforme disse à Esposa, senão que olhemos para Ele.
Como O quiserdes, O achareis. Tem em tanta conta que O voltemos a olhar, que
não falhará por menos diligência Sua.
4. Tal como dizem
que há-de fazer a mulher, para ser bem casada com seu marido: se ele está
triste, ela se há-de mostrar triste, e alegre se está alegre, ainda que nunca o
esteja (vede de que sujeição vos livrastes, irmãs). Isto, em verdade, sem
fingimento, faz o Senhor connosco: faz-se Ele o escravo e quer que sejais vós a
senhora, e andar Ele a vosso gosto. Se estais alegres, vede-O ressuscitado: só
O imaginar como saiu do sepulcro vos alegrará. Com quanta claridade e com que
formosura! que majestade! quão vitorioso e alegre! Como quem se saiu tão bem da
batalha onde ganhou um tão grande reino, o qual quer todo para vós e a Si mesmo
com ele. Será, pois, muito que, a quem tanto vos dá, volvais uma vez os olhos a
fitá-lO?
5. Se estais em
trabalhos ou tristes, vede-O a caminho do Horto: que aflição tão grande levava
em sua alma, pois, com ser a mesma paciência, confessa essa aflição e dela se
queixa. Ou vede-O atado à coluna, cheio de dores, Sua carne toda feita em
pedaços pelo muito que vos ama; tanto padecer, perseguido por uns, cuspido por
outros, negado pelos Seus amigos, desamparado por eles, sem ninguém que seja
por Ele, gelado de frio, posto em tanta soledade, que um com o outro vos podeis
consolar. Ou vede-O carregado com a cruz, que nem O deixavam tomar fôlego.
Olhar-vos-á, com olhos tão formosos e piedosos, cheios de lágrimas, e olvidará
Suas dores para consolar as vossas, só por irdes consolar-vos com Ele e
voltardes a cabeça a fitá-lO.
6. Ó Senhor do
mundo, verdadeiro Esposo meu! - Podeis dizer-Lhe, se o vosso coração se
enterneceu de O ver assim, que não só queirais olhar para Ele, mas tenhais
gosto de falar com Ele; não orações compostas, mas da pena do vosso coração,
que Ele as tem em muita, muita conta -, tão necessitado estais, Senhor meu e
meu Bem, que queirais admitir uma pobre companhia como a minha e vejo em Vosso
semblante que Vos consolastes comigo? Pois como, Senhor meu, é possível que vos
deixem só os anjos e que nem mesmo Vos console o Vosso Pai? Se assim é, Senhor,
que tudo isto quereis passar por mim, que é isto o que eu passo por Vós? De que
me queixo? Que já tenho vergonha de assim Vos ter visto e quero passar, Senhor,
todos os trabalhos que me vierem e tê-los em grande bem para Vos imitar nalguma
coisa. Andemos juntos, Senhor; por onde fordes, tenho de ir; por onde
passardes, tenho de passar.
7. Pegai, filhas,
naquela cruz. Não se vos dê nada que vos atropelem os judeus, para que Ele não
vá em tanto trabalho. Não façais caso do que vos disserem. Fazei-vos surdas às
murmurações. Tropeçando, caindo com o vosso Esposo, não vos aparteis da cruz,
nem a deixeis. Olhai muito ao cansaço com que vai e quanto Seus trabalhos levam
vantagem ao que vós padeceis. Por grandes que os queirais pintar, e por muito
que os queirais sentir, saireis consoladas deles, porque vereis serem uma farsa
comparados com os do Senhor.
8. Direis, irmãs,
como poderá ser isto; que se O vísseis com os olhos do corpo no tempo em que
Sua Majestade andava no mundo, o faríeis de boa vontade e olharíeis sempre para
Ele.
Não acrediteis
nisso, pois quem agora não quer fazer um poucochinho de esforço, ao menos para
recolher a vista e ver dentro de si a este Senhor (que pode fazê-lo sem perigo,
apenas com um nadinha de cuidado), muito menos ficaria ao pé da cruz com
Madalena, que via a morte diante dos olhos. Oh! quanto deve ter passado a
gloriosa Virgem e esta bendita Santa! Quantas ameaças, quantas palavras más e
que descomedidas e quantos encontrões. Pois, que gente cortês era essa com quem
se haviam? Sim! eram cortesãos do inferno, eram ministros do demónio. Por certo
que devia ter sido terrível coisa o que passaram; mas diante de outra maior
dor, não sentiriam a sua.
Assim, irmãs, não
vos julgueis prontas para tão grandes trabalhos, se não sois para coisas tão
pequenas. Exercitando-vos nestas, podereis chegar a outras maiores.
9. O que podeis
fazer para ajuda disto é procurar trazer uma imagem ou retrato deste Senhor que
seja a vosso gosto; não para trazê-lo no seio e nunca para ele olhar, mas para
falar com Ele muitas vezes, que Ele mesmo vos ensinará o que Lhe haveis de
dizer. Assim como falais com outras pessoas, porque hão-de faltar-vos mais as
palavras para falardes com Deus? Não o acrediteis, pelo menos eu não vos
acreditarei se Vos acostumais; porque é o não tratar com uma pessoa que causa
estranheza e o não sabermos como falar com ela, pois parece não a conhecemos
até mesmo que seja parente; parentesco e amizades perdem-se com a falta de
comunicação.
10. É também
grande remédio pegar num bom livro em língua vulgar, mesmo para recolher o
pensamento e vir a rezar bem vocalmente; e, pouco a pouco, se vai acostumando a
alma, com afagos e artifícios, para não a amedrontar. Fazei de conta que há
muitos anos se apartou de seu esposo e, até que queira voltar para sua casa, é
bem preciso sabê-lo convencer; que assim somos os pecadores. Está tão
acostumada a nossa alma e pensamento, a andar a seu belo prazer, ou pesar, para
melhor dizer, que a pobre alma não se entende, e, para que volte a tomar amor a
estar em sua casa, é mister muito artifício, e se não é assim e pouco a pouco,
nunca faremos nada.
E torno-vos a certificar
que, se com cuidado vos acostumais a isto que digo, tirareis tão grande lucro
que, embora eu vo-lo queira dizer, não saberei. Chegai-vos para junto deste bom
Mestre, muito determinadas a aprender o que vos ensina, e Sua Majestade fará
com que não deixeis de sair boas discípulas, nem vos deixará se O não deixais
vós. Olhai as palavras que diz aquela boca divina e logo à primeira entendereis
o amor que vos tem que não é pequeno bem e consolo para o discípulo ver que seu
mestre o ama.
santa teresa de
jesus
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.