21/12/2013

Evangelho do dia e comentário

III Semana


São Pedro Canísio – Doutor da Igreja

Evangelho: Lc 1, 39-45

39 Naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Aconteceu que, logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo; 42 e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. 43 Donde a mim esta dita, que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada a que acreditou, porque se hão-de cumprir as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor».

Comentários:

A visitação da Senhora a Santa Isabel ficará para sempre como expressão máxima fé com dois exemplos: a humildade e a solidariedade.
A Mãe de Deus humildemente, sabendo embora Aquele que já começa a formar-se no seu seio puríssimo, é O próprio Salvador da humanidade, o que sem dúvida alguma lhe confere um estatuto mais elevado de qualquer criatura humana, toma uma atitude perfeitamente normal sem se preocupar com os incómodos que viagem implicava.
A sua prima precisa do seu apoio e, ela, não se detém, apressadamente, faz o que sente tem a fazer.

(ama, comentário sobre Lc 1, 39-45, Carvide, 2012.12.23)

Já publicados:

Não se pode estranhar a reacção de João ainda no ventre de sua mãe. Quem está presente? Nada mais que o próprio Salvador do mundo e Sua Santíssima Mãe!

A nós acontece-nos o mesmo quando O temos presente em nós, tão real e verdadeiramente como está no Céu, quando recebemos a Sagrada Eucaristia.

E, também, quando o nosso olhar recai sobre uma imagem da Senhora, provavelmente a que trazemos sempre connosco na carteira, junto ao coração, e sentimos desejos íntimos de nos abrigar-mos sob o seu manto protector, dizendo-lhe muito simplesmente: Iter para tutum! (leva-me por um caminho seguro)

(ama, comentário sobre, Lc 1, 39-45, 2012.11.28)

O diálogo impossível de se repetir!
Marca indelével da história da Redenção da qual faz parte porque o Senhor assim quis!
Pode imaginar-se a mão de São Lucas tremendo sobre o pergaminho enquanto registava esta cena e estas palavras que ouvia directamente da boca da Santíssima Virgem.
(Quem mais o poderia ter informado com tais pormenores?).
E, nós, consolada a alma com a meditação destas cenas, sentimo-nos pequeninos perante a grandiosidade do momento e fazemos o propósito de honrar, sempre, tão excelsa criatura.

(ama, comentário sobre, Lc 1, 39-45, 2009.12.21)

O que acontece quando Jesus se aproxima de nós?
Uma alegria, mal contida, de termos ali o nosso Salvador.
E, o facto é, que Ele se encontra connosco a cada instante.
Esse pobre a quem demos uma esmola, o amigo que visitámos no hospital, aqueloutro que ouvimos com paciência porque não tinha mais ninguém com quem conversar, este colega de trabalho que continuamos a saudar todas as manhãs apesar de nunca nos responder, o acolhimento que demos ao nosso filho mais novo que nos quer explicar algo de informática que, a nós, não nos interessa para nada...
Todos esses, todos os seres humanos, são outros Cristos a requerer a nossa atenção, o nosso interesse.
Aí, sim... aí nesses encontros deparamo-nos com uma alegria que nos fará estremecer de júbilo:
A alegria cristã.


(ama, comentário sobre, Lc 1, 39-45, 2011.12.21) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.