30/11/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXXVI Semana

Santo André - Apóstolo

Evangelho: Mt 4, 18-22

18 Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 «Segui-Me, disse-lhes, e Eu vos farei pescadores de homens». 20 E eles, imediatamente, deixando as redes O seguiram. 21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca juntamente com seu pai Zebedeu, consertando as suas redes. E chamou-os. 22 Eles, deixando imediatamente a barca e o pai, seguiram-n'O.
Comentário:

Como na História da Salvação nada acontece por acaso, é interessante verificar que, Jesus, convida quatro irmãos para primeiros discípulos. Assim, podemos de facto pensar, que é no seio das famílias onde Cristo se encontra ´confortável’, à-vontade. Na família existe solidariedade natural e um espírito de compreensão que ultrapassa a mera sociedade humana.
Poderão ser – e normalmente assim sucede – diferentes uns dos outros, nos seus gostos, atitudes e acções mas há sempre um traço comum que a todos une e que se encontra mais fortalecido dentro do seio familiar.

As acções levadas a cabo em conjunto têm sempre um desfecho mais eficaz.

Assim, no apostolado! Como irmãos em Jesus Cristo, todos – absolutamente – devemos levar para a frente as tarefas que nos cometeram sem individualismos ou falsos critérios de ‘posse’. Todos somos poucos para a magna tarefa de cumprir o mandato do Senhor.


(ama, comentário sobre Mt 4, 18-22 2012.11.30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.