24/11/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXXVI Semana

Evangelho: Lc 23, 35-43

35 O povo estava a observar. Os príncipes dos sacerdotes com o povo O escarneciam, dizendo: «Salvou os outros, salve-Se a Si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus». 36 Também O insultavam os soldados que, aproximando-se d'Ele e oferecendo-Lhe vinagre, 37 diziam: «Se és o rei dos Judeus, salva-Te a Ti mesmo!». 38 Estava também por cima da Sua cabeça uma inscrição: «Este é o Rei dos Judeus». 39 Um daqueles ladrões que estavam suspensos da cruz, blasfemava contra Ele, dizendo: «Se és o Cristo, salva-Te a Ti mesmo e a nós». 40 O outro, porém, tomando a palavra, repreendia-o, dizendo: «Nem tu temes a Deus, estando no mesmo suplício? 41 Quanto a nós fez-se justiça, porque recebemos o castigo que mereciam as nossas acções, mas Este não fez nenhum mal». 42 E dizia a Jesus: «Senhor, lembra-Te de mim, quando entrares no Teu reino». 43 Jesus disse-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso».

Comentário:

O mistério da salvação eterna do crucificado que blasfemava contra Jesus permanecerá para sempre.
Depois das palavras de Cristo garantindo ao segundo que O acompanharia no reino celeste, o que se terá passado na sua consciência? Terá tido tempo para rever a sua revolta e alcançar o perdão?
Não o sabemos nem isso interessa para nos convencermos que, não devemos deixar para os últimos momentos, que nunca saberemos quando serão e, sobretudo, quão breves, uma reconvenção séria e honesta da nossa vida.
Não temos nada a perder e… podemos ganhar tudo!

(ama, comentário sobre Lc 23, 35-43, 2013.08.22) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.