20/10/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXVIX Semana

Evangelho: Lc 18, 1-8

1 Disse-lhes também uma parábola, para mostrar que importa orar sempre e não cessar de o fazer: 2 «Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Havia também na mesma cidade uma viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faz-me justiça contra o meu adversário. 4 Ele, durante muito tempo, não a quis atender. Mas, depois disse consigo: Ainda que eu não tema a Deus nem respeite os homens, 5 todavia, visto que esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, para que não venha continuamente importunar-me». 6 Então o Senhor acrescentou: «Ouvi o que diz este juiz iníquo. 7 E Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, e tardará em socorrê-los? 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, julgais vós que encontrará fé sobre a terra?».

Comentário:

A pergunta com que finaliza este texto de S. Lucas é crucial e muito a propósito neste Ano da Fé.

Lembramo-nos de Sodoma e Gomorra e das súplicas de Abraão. Sejamos, pelo menos, um desses ‘justos’ que teriam evitado a destruição das duas cidades.

Sim, ‘pelo menos’, porque a nossa fé, além de nos salvar pode salvar muitos outros de um final tremendo e, sempre, irreversível.

Peçamos a Fé com constância e perseverança e não só pedir a que desejamos ter mas que o Senhor nos aumente a que já temos. A nossa Fé será sempre ‘curta’ em relação ao bem enorme que pode fazer, espalhar à sua volta e nas consequências que dela advirão para muitos.


(ama comentário sobre Lc 18, 1-8, 2012.11.17)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.