15/10/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXVIII Semana



Santa Teresa de Jesus – Doutora da Igreja
Evangelho: Lc 11, 37-41
37 Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-O para comer com ele. Tendo entrado, pôs-Se à mesa. 38 Ora o fariseu estranhou que Ele não Se tivesse lavado antes de comer. 39 Mas o Senhor disse-lhe: «Vós os fariseus limpais o que está por fora do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. 40 Néscios, quem fez o que está fora não fez também o que está por dentro? 41 Dai antes o que tendes em esmola, e tudo será puro para vós
Comentário:

Como se ajustam aos dias de hoje estas palavras de Jesus!

Vivemos - cada vez mais - Numa sociedade cuja preocupação principal parece ser a aparência exterior, os sinais que se dão aos outros do que pretendemos ser, pensar e fazer.

Sem ter em conta que o que realmente importa é a realidade intrínseca da nossa vida, a honestidade pessoal em qualquer circunstância... Enfim, a unidade de vida que espelhe coerência, vamos, assim, construindo uma falsa imagem que, mais cedo ou mais tarde, será posta a nu.

Mas, na verdade, o Senhor conhece-nos intimamente tal como somos e não como pretendemos ser pelo que, mais vale fazer, desde já, fazer esforços concretos no sentido de corrigir o que está mal.


(ama, comentário sobre Lc 11, 37-41, 2012.10.16)

1 comentário:

  1. Vivemos num mundo de aparências e até (talvez principalmente) contra nós mesmos temos que lutar para não embarcar numa de vanglória e fachada.
    Bem haja por nos ajudar a rezar a Palavra de hoje, que, uma vez mais, nos torna belos (mas por dentro, onde mais interessa!)
    Abraço!
    Padre Orlando

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.