10/09/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXIII Semana

Evangelho: Lc 6, 12-19

«12 Naqueles dias Jesus retirou-se para o monte a orar, e passou toda a noite em oração a Deus. 13 Quando se fez dia, chamou os Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: 14 Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15 Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado o Zelote, 16 Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. 17 Descendo com eles, parou numa planície. Estava lá um grande número dos Seus discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém, do litoral de Tiro e de Sidónia, 18 que tinham vindo para O ouvir, e para ser curados das suas doenças. Os que eram atormentados pelos espíritos imundos ficavam também curados. 19 Todo o povo procurava tocá-l'O, porque saía d'Ele uma virtude que os curava a todos.»

Comentário:

Por feliz coincidência, comento este trecho do Evangelho depois da Santa Missa celebrada no Convento em Monte Real. Coincidência exactamente porque, daqui a pouco, algumas Irmãs partem para Timor onde vão fundar um Convento da Ordem Franciscana, Clarissas.
Também elas vão, como os Doze, urgidas pelo chamamento de Cristo e animadas de zelo apostólico, levar a terras longínquas e povos diferentes, a Palavra de Deus, o conhecimento do Seu Reino.
Assim vão, estas esposas dilectas de Cristo, com uma alegria, entusiasmo e confiança que transparece no sorriso tranquilo com que a Madre Superiora, a queridíssima Irmã Clara, me brindou ao dar-me um prolongado abraço de despedida.

O Senhor, que nunca se deixa Vencer em generosidade, lhes 'pagará' com abundantes frutos desta missão apostólica.


(ama, comentário sobre Lc 6, 12-19, Convento MR, 2012.09.11)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.