01/09/2013

Cultivar a Fé 1


O rosto de Jesus
"Que procure o Teu rosto, que aprenda a encontrá-lo e a mostrá-lo, que saiba descobrir-Te nas coisas correntes da minha vida, que me aperceba realmente de que és Tu", diz o autor deste artigo.

Homens da Galileia, porque estais aí parados olhando para o céu? 1. Os olhos dos Apóstolos tinham ficado fixados no local por onde Jesus tinha partido... Um anjo teve que os advertir de que a vida continuava.

O mensageiro de Deus não pretendia diminuir o interesse daqueles homens pelo seu Mestre, mas talvez fazê-los pensar que a partir desse momento teriam que aprender a vê-l’O de outra maneira, a encontrarem-se com Ele, com o Seu olhar, nos outros e nas coisas correntes da vida.

São Paulo entendeu aqueles desejos dos Apóstolos, porque também ele desejava estar com Cristo e vê-l’O cara a cara 2. Mas, a ter que escolher, preferia continuar o tempo que Deus quisesse, contemplando-O como num espelho e difusamente 3, se isso pudesse ajudar outros a viver nessa Luz 4.

Aos destinatários da sua missão apostólica, aconselhava com a força do seu exemplo e da sua palavra que, enquanto estivessem neste mundo, mantivessem o olhar fixo no Céu, onde está Cristo: se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus 5.

Quæ sursum sunt quærite! 6. Procurai as coisas do alto! Queremos fazer nosso esse grito, mas necessitamos de aprender. Em tantas ocasiões surpreendemo-nos com o olhar raso, excessivamente centrado em coisas passageiras. 

j. diéguez - 2011/12/20
____________________________________
Notas:
1 Act 1, 11.
2 Cfr. Flp 1, 23.
3 Cfr. 1 Cor 13, 12.
4 Cfr. Flp 1, 25.
5 Col 3, 1.
6 Ibid.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.