27/08/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXI Semana
Evangelho: Mt 23, 23-26

23 «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã e do endro e do cominho, e descuidais as coisas mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! São estas coisas que era preciso praticar, sem omitir as outras. 24 Condutores cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! 25 «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que limpais o que está por fora do copo e do prato, e por dentro estais cheios de rapina e de imundície! 26 Fariseu cego, purifica primeiro o que está dentro do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.




Comentário:

Jesus Cristo não deixa de denunciar a duplicidade e a hipocrisia como defeitos a ter muito em conta sobretudo quando se trata de seguir os conselhos ou orientações de outrem.
A escolha da direcção espiritual, sobretudo, tem de obedecer a um cuidado e critério rigorosos. Há absoluta necessidade de nos informarmos a respeito da pessoa, da credibilidade que oferece e das garantias de possuir sã doutrina.

De facto, não devemos esquecer que há 'lobos com pele de cordeiro', e a prudência e a contenção são inimigas da ingenuidade ou da precipitação.


(AMA, Comentário, Mt 23, 23-26, 2012.08.28)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.