09/08/2013

Evangelho diário e comentário

Tempo comum
XVIII Semana

Evangelho: Mt 25, 1-13

1 «Então, o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 Cinco delas eram néscias, e cinco prudentes. 3 As cinco néscias, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 as prudentes, porém, levaram azeite nas vasilhas juntamente com as lâmpadas. 5 Tardando o esposo, começaram todas a cabecear e adormeceram. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis que vem o esposo! Saí ao seu encontro”. 7 Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam as suas lâmpadas. 8 As néscias disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas apagam-se”. 9 As prudentes responderam: “Para que não suceda que nos falte a nós e a vós, ide antes aos vendedores, e comprai para vós”. 10 Mas, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. 11 Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. 12 Ele, porém, respondeu: “Em verdade vos digo que não vos conheço”. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.


Comentário:

Todos os cristãos temos – devemos ter – o ‘azeite’ necessário para marcar bem a nossa presença na noite do mundo. Iluminados por esse ‘azeite’, que é a Fé, não correremos o risco de passar despercebidos ou, talvez, nos perder-mos no nosso caminho por falta de luz.
Mas, tal como o azeite se esgota consumindo-se na candeia, também a Fé enfraquece e acaba por faltar se não a alimentar-mos, se não acrescentar-mos, constantemente, ao ‘depósito’ da Fé mais Fé, melhor Fé, completando, enriquecendo, aumentando.

Como?
Com a oração persistente e empenhada.

‘Senhor aumenta-me a Fé. Eu, que não sou nada, não valho nada, não posso nada, recorro a Ti que podes tudo e, não por meu merecimento, que não tenho, mas por Tua misericórdia, não deixes que a minha Fé em Ti esmoreça e se apague’. (ama, oração para pedir a Fé, 2013)

(ama, comentário sobre Mt 25, 1-13, 2013.06.13)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.