Tempo comum XIX Semana |
3 Foram ter com Ele os fariseus para O tentar, e disseram-Lhe: «É
lícito a um homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?». 4 Ele
respondeu: «Não lestes que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher, e disse:
5 “Por isso, deixará o homem pai e mãe, e juntar-se-á com sua
mulher, e os dois serão uma só carne”? 6 Portanto, não mais são
dois, mas uma só carne. Não separe, pois, o homem o que Deus uniu». 7
«Porque mandou, então, Moisés», replicaram eles, «dar o homem à sua mulher
libelo de repúdio, e separar-se?». 8 Respondeu-lhes: «Porque Moisés,
por causa da dureza do vosso coração, permitiu-vos repudiar vossas mulheres;
mas no princípio não foi assim. 9 Eu, porém, digo-vos que todo
aquele que repudiar sua mulher, a não ser por causa de união ilegítima, e casar
com outra, comete adultério; e o que casar com uma repudiada, comete adultério».
10 Disseram-Lhe os discípulos: «Se tal é a condição do homem a respeito
de sua mulher, não convém casar». 11 Ele respondeu-lhes: «Nem todos
compreendem esta palavra, mas somente aqueles a quem foi concedido. 12
Porque há eunucos que nasceram assim do ventre de sua mãe; há eunucos a quem os
homens fizeram tais; e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor
do Reino dos Céus. Quem puder compreender isto, compreenda».
Comentário:
Nos
tempos que correm o matrimónio está em profunda crise. Assim a família como
célula estruturante da sociedade.
Pretendem
alguns que esta, a chamada ‘sociedade moderna’, com todas as suas apelativas
'novidades' e a mudança profunda de costumes e regras, é a responsável pelo
desacerto dos jovens - e não tão jovens - casais.
Não
é verdade pois, a sociedade é o que nós, homens, fazemos que seja.
O
que existe, sim, é uma profunda crise de amor e um crescimento exacerbado do
egoísmo.
Amar
significa muitíssimo mais que conviver, é, tem de ser, o sentimento profundo e
racional de entrega de um ao outro, aceitando e, sobretudo, respeitando a idiossincrasia
de cada um.
Sem
respeito mútuo não há amor que resista à primeira provação ou dificuldade.
(ama, comentário sobre Mt 19, 3-12, 2012.08.17)
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