21/07/2013

Resumos da Fé cristã 50

TEMA 37. O oitavo mandamento do Decálogo


3. Dar testemunho da verdade 
«O testemunho é um acto de justiça que estabelece ou que dá a conhecer a verdade» (Catecismo, 2472). Os cristãos têm o dever de dar testemunho da Verdade que é Cristo. Portanto, devem ser testemunhas do Evangelho, com claridade e coerência, sem esconder a fé. O contrário – a simulação – seria envergonhar-se de Cristo, que disse: «aquele que me negar diante dos homens, também o hei-de negar diante do meu Pai que está no Céu» (Mt 10,33).

«O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé; designa um testemunho que vai até à morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade» (Catecismo, 2473). Perante a alternativa entre negar a fé (com palavras ou obras) ou perder a vida terrena, o cristão deve estar disposto a dar a vida: «Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida?» (Mc 8,36). Cristo foi condenado à morte por dar testemunho da verdade (cf. Mt 26,63-66). Multidões de cristãos têm sido mártires por se manterem fiéis a Cristo, e o «sangue desses mártires transformou-se em semente de novos cristãos» 6.

«Se o martírio representa o ápice do testemunho a favor da verdade moral, ao qual relativamente poucos podem ser chamados, há, contudo, um testemunho coerente que todos os cristãos devem estar prontos a dar cada dia, mesmo à custa de sofrimentos e de graves sacrifícios. De facto, diante das múltiplas dificuldades que, mesmo nas circunstâncias mais comuns, pode exigir a fidelidade à ordem moral, o cristão é chamado, com a graça de Deus implorada na oração, a um compromisso por vezes heróico, amparado pela virtude da fortaleza, mediante a qual — como ensina S. Gregório Magno — ele até consegue “amar as dificuldades deste mundo, em vista do prémio eterno” (Moralia in Job, 7,21,24)» 7.

(Resumos da Fé cristã: © 2013, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet)

juan ramón areitio

Bibliografia básica:
Catecismo da Igreja Católica, 2464-2499.

Leituras recomendadas:
S. Josemaria, Homilia «O Respeito Cristão pela pessoa e pela sua liberdade», em Cristo que Passa, 67-72.
T. Trigo, «El bien de la verdad», em A. Sarmiento, T. Trigo, E. Molina, Moral de la persona, Eunsa, Pamplona 2006, Quinta Parte, pp. 302-391.
­­­________________________
Notas:
6 «Martyrum sanguis est semen christianorum» (Tertulianao, Apologeticus, 50. Cf. S. Justino, Dialogus cum Tryphone, 110: PG 6,729).
7 João Paulo II, Enc. Veritatis Splendor, 6-VIII-93, 93. Cf, S. Josemaria, Caminho, 204.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.