19/05/2013

Evangelho diário de comentário



Pentecostes

Evangelho: Jo 20, 19-23

19 Chegada a tarde daquele mesmo dia, que era o primeiro da semana, e estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam juntos, por medo dos judeus, foi Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!». 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se muito ao ver o Senhor. 21 Ele disse-lhes novamente: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também vos envio a vós». 22 Tendo dito esta palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

Comentário:

O Sacerdote tem o poder de Deus para perdoar os pecados e, fá-lo por inspiração do Espírito Santo que lhe dá as luzes necessárias para aferir a culpa e aconselhar o penitente.

Não actua como uma espécie de ‘delegado’ de Deus e, nem sequer, como um privilegiado detentor de poderes extraordinários, mas exerce-o não em seu nome mas no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Só Deus tem o poder de perdoar os pecados que o entregou ao Filho; o Filho transmitiu-o aos Apóstolos e, estes aos seus sucessores, os Bispos que, por sua vez, o conferem aos Sacerdotes.

Portanto, Deus preside, Deus ratifica, Deus abençoa, Deus manda em paz o pecador arrependido.

(ama, comentário sobre Jo 20, 19-23, 2013.04.29)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.