13/05/2013

Aniversário



Tenho o privilégio de poder escrever, hoje, dia do seu aniversário natalício, sobre o meu queridíssimo amigo, P. Manuel Martin Martinez. Fazendo o possível por conter-me nas palavras, não posso no entanto, deixar de referir o enorme bem que este Sacerdote tem espalhado à sua volta sobretudo pelo exemplo de vida.
Refiro particularmente a sua grande inteligência aliada a uma vontade férrea e a uma enorme cultura, uma vastidão assombrosa de conhecimentos sobre a Religião Católica em geral e as Escrituras em particular, as suas prédicas em Retiros Espirituais ou Recolecções que prendem a atenção da primeira à última palavra.

Conheço-o há muitos anos e também há muitos que, não obstante o seu enorme conhecimento de almas, faz o enormíssimo esforço de me ouvir semanalmente em Confissão.

A estranha doença que o levou ao hospital em Junho do ano passado e que levou todo este tempo a debelar, mostrou-me algo mais:
A sua extraordinária humildade ou, diria antes, uma humildade tão ‘insólita’ num homem da sua envergadura espiritual e científica: sujeitando-se sem qualquer reserva da sua intimidade invadida pela necessidade de tratamentos e, sobretudo, na assistência tão reservada como é a higiene pessoal, deixando-me sempre tão à vontade e, até, bem-disposto.
Não se importa nada de, por vezes, me dizer que não percebe o que se passa no seu computador pessoal e que eu lhe preste a fraquíssima ajuda que possa.

Quando o vejo pela manhã cumprimenta-me invariavelmente com um: “Olá amigo!” e, eu, tenho-o, de facto, como um verdadeiro e entranhável amigo.

Não estou seguro se este convívio fez de mim uma pessoa melhor mas estou absolutamente convicto que tem contribuído para que me dê conta da necessidade de fazer um esforço diário para o conseguir.

Por su cumpleaños, en hora buena, mi amigo!

Que Deus o conserve e mantenha são de espírito e vigor do corpo para que possa continuar por muitos anos a fazer o que melhor tem feito:

Servir as almas! Servir a Obra! Servir a Deus Nosso Senhor! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.