Em seguida devemos tratar do bem e do mal nas paixões da alma. E sobre esta questão quatro artigos se discutem:
Art.
1 ― Se as paixões da alma são moralmente boas ou más.
Art.
2 ― Se todas as paixões da alma são moralmente más
Art.
3 ― Se qualquer paixão sempre diminui a bondade do acto moral.
Art.
4 ― Se alguma paixão da alma é na sua espécie moralmente boa ou má.
Art. 1 ― Se as paixões da
alma são moralmente boas ou más.
O
primeiro discute-se assim. ― Parece que nenhuma das paixões da alma é
moralmente boa ou má.
1.
― Pois, o bem e o mal moral são próprios do homem, conforme diz Ambrósio: os
costumes referem-se propriamente ao homem 1. Ora, as paixões não lhe
são próprias, mas são-lhe comuns a ele e aos animais. Logo, nenhuma paixão
humana é moralmente boa ou má.
2.
Demais. ― O bem ou o mal do homem é o que é conforme à razão ou a ela contrário,
como diz Dionísio 2. Ora, as paixões da alma residem, não na razão,
mas no apetite sensitivo, como já vimos 3. Logo, não dizem respeito
ao bem ou mal do homem, i. é, à bondade moral.
3.
Demais. ― O Filósofo diz que pelas paixões, não somos louvados nem vituperados.
Ora, somo-lo relativamente ao bem e ao mal moral. Logo, as paixões não são boas
ou más moralmente.
Mas,
em contrário, diz Agostinho, referindo-se às paixões da alma: São más, se o
amor é mau, boas, se bom 4.
As paixões da alma podem considerar-se em dois pontos de vista: em si e
enquanto caem sob o império da razão e da vontade. Em si consideradas e como
uns movimentos do apetite irracional, não são susceptíveis de bem nem de mal
moral, que dependem da razão, como já dissemos 5. São porém
susceptíveis de bem ou de mal moral, enquanto caem sob o império da razão e da
vontade. Pois, o apetite sensitivo depende mais estreitamente da razão e da
vontade que os membros exteriores, cujos movimentos entretanto e cujos actos são
bons ou maus moralmente na medida em que forem voluntários. Com maior razão, as
paixões quando forem voluntárias, podem considerar-se boas ou más moralmente.
Ora, consideram-se voluntárias ou por serem governadas ou por não serem refreadas
pela vontade.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. ― Em si mesmas consideradas, as paixões são
comuns aos homens e aos animais, mas, enquanto governadas pela razão, são
próprias do homem.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Também as virtudes inferiores apetitivas chamam-se racionais na
medida em que participam, de algum modo, da razão, como diz Aristóteles 6.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Quando o Filósofo diz que não somos louvados nem vituperados por
causa das paixões consideradas absolutamente não quer significar que elas não
sejam dignas de louvor ou vitupério, enquanto governadas pela razão. E por isso
acrescenta: Pois não louvamos nem vituperamos quem teme ou se encoleriza, mas
sim, quem é possuído dessas paixões, de certo modo, i. é, conforme ou
contrariamente à razão.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
____________________
Notas:
1.
Super Lucam (Prolog.).
2.
De div. nom., cap. IV, lect. XXII.
3. Q. 22, a. 3.
4.
XIV De civ. Dei, cap. VII.
5. Q. 18, a. 5.
6. I Ethic., lect. XX.
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