24/04/2013

Evangelho diário e comentário

Tempo de Páscoa IV Semana


Evangelho: Jo 12, 44-50

44 Jesus levantou a voz e disse: «Quem acredita em Mim, não é em Mim que acredita, mas n'Aquele que Me enviou. 45 Quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou. 46 Eu vim ao mundo como uma luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas. 47 Se alguém ouvir as Minhas palavras e não as guardar, Eu não o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 48 Quem Me despreza e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que anunciei, essa o julgará no último dia. 49 Com efeito, Eu não falei por Mim mesmo, mas o Pai que Me enviou, Ele mesmo Me prescreveu o que Eu devia dizer e ensinar. 50 Eu sei que o Seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que digo, digo-as como Meu Pai Me disse».

Comentário:

Ninguém poderá justificar a sua falta de fé aduzindo que lhe falta informação.
Cristo repete incansavelmente as mesma coisas por vezes, até, usando as mesmas as palavras para que não fique nada por dizer e que todos tenham oportunidade não só de escutar mas de serem esclarecidos nas suas dúvidas.
Isto, nada tem de estranho porque, nós, sabemos muito bem que por vezes descuramos a leitura do Evangelho com a 'justificação 'já sei isto de cor e salteado'!
E, na verdade, sempre que nos detemos numa cena do Evangelho, encontramos algo novo, um detalhe, uma sugestão que sempre ali esteve mas que só então surgiu com nitidez.
O Evangelho é a Palavra de Deus e, esta é a Vida.
Será que desprezamos viver?

(ama, meditação sobre Jo 12, 44-50, 2012.05.02)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.