Questão 16: Do uso.
Art. 2 ― Se usar convém aos brutos.
O
segundo discute-se assim. ― Parece que usar convém aos brutos.
1. ― Pois, fruir é mais nobre que usar, porque, como diz Agostinho, o que usamos referimos ao que vamos goza 1. Ora, fruir convém aos brutos, como já se disse 2. Logo, com maior razão o usar.
2.
Demais. ― Usar é aplicar os membros para agir. Ora, os animais fazem tal, pois
usam dos pés para andar e dos chifres para chifrar. Logo, aos brutos convém o
usar.
Mas,
em contrário, diz Agostinho: Só o animal dotado da razão é que pode usar das
coisas 3.
Como já se disse 4, usar é aplicar um princípio de acção para
agir, assim como consentir é aplicar o movimento apetitivo para desejar alguma
coisa, conforme ficou estabelecido 5. Ora, só o ser que tem livre arbítrio
sobre outro é que pode aplicar este último a um terceiro ora, esse arbítrio só
o tem o ser que sabe referir uma coisa à outra, o que pertence à razão. Donde,
só o animal racional pode consentir e usar.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Fruir implica o movimento absoluto do apetite
para o apetecível ao passo que usar implica esse movimento para uma coisa que
se refere a outra. Se pois compararmos o usar e o fruir, quanto aos seus
objectos, este é mais nobre que aquele, pois, o absolutamente desejável é
melhor que aquilo que só o é relativamente. Se, porém, os compararmos quanto à
virtude apreensiva precedente, maior nobreza requer o uso, porque ordenar uma
coisa a outra é próprio da razão absolutamente falando, porém, também o sentido
pode apreender uma realidade.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Os animais usam os seus membros por instinto natural e não por
conhecerem a relação deles com as suas operações. Donde, não se diz
propriamente, que aplicam os membros à acção nem que deles usam.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
___________________________
Notas:
1.
X De Trin., cap. X.
2. Q. 11 a. 2.
3. LXXXIIIQuaestion., q. XXX.
4.
Q. 16, a. 1.
5.
Q. 15 a. 1, 2, 3.
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