18/03/2013

Evangelho do dia e comentário



Quaresma Semana V





Evangelho: Jo 8, 1-11

1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 Ao romper da manhã, voltou para o templo e todo o povo foi ter com Ele, e Ele, sentado, os ensinava. 3 Então os escribas e os fariseus trouxeram-Lhe uma mulher apanhada em adultério; puseram-na no meio, 4 e disseram-Lhe: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério. 5 Ora Moisés, na Lei, mandou-nos apedrejar tais mulheres. E Tu que dizes?». 6 Diziam isto para Lhe armarem uma cilada, a fim de O poderem acusar. Porém, Jesus, inclinando-Se, pôs-Se a escrever com o dedo na terra. 7 Continuando, porém, eles a interrogá-l'O, levantou-Se e disse-lhes: «Aquele de vós que estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra». 8 Depois, tornando a inclinar-Se, escrevia na terra. 9 Mas eles, ouvindo isto, foram-se retirando, um após outro, começando pelos mais velhos; e ficou só Jesus com a mulher diante d'Ele. 10 Então, levantando-Se, disse-lhe: «Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?». 11 Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Então Jesus disse: «Nem Eu te condeno; vai e doravante não peques mais».

Comentário:

Não é verdade que sentimos alguma ‘revolta’ ao ler este trecho do Evangelho?
É natural… a atitude dos que querem apedrejar a mulher é inadmissível!

Também será natural que não sejamos capazes de atirar pedras seja a quem for, tal é argumento de energúmenos que, nós, definitivamente, consideramos não ser o nosso caso.

Mas… as palavras – bem ácidas por vezes – que deixamos cair a respeito deste ou daquela não são comparáveis a essas pedras atiradas com raiva e total falta de respeito e consideração que TODOS nos devem merecer?
(ama, Comentário sobre Jo 8, 1-11, 2013.02.18)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.