22/02/2013

Tratado dos actos humanos 40


Questão 13: Da eleição.

Art. 5 ― Se há eleição só do possível.





(III Ethic., lect. V).

O quinto discute-se assim. ― Parece que a eleição não é só do possível.


1. ― Pois, a eleição é acto da vontade, como já se disse 1. Ora, há vontade do impossível como diz Aristóteles 2. Logo, também eleição.

2. Demais. ― A eleição recai sobre o feito por nós, como se disse 3. Nada pois importa, quanto à eleição, que seja escolhido o impossível absoluto ou o impossível para quem escolhe. Ora, como frequentemente não podemos realizar o que escolhemos, isso nos é impossível. Logo, há eleição de impossíveis.

3. Demais. ― O homem não tenta fazer nada senão escolhendo. Ora, S. Bento diz que se um prelado mandar algo de impossível, é preciso tentar fazê-lo. Logo, pode haver eleição de impossíveis.

Mas, em contrário, diz o Filósofo: não há eleição de impossíveis 4.

Como já se disse 5, as nossas eleições referem-se sempre às nossas ações. Ora, o que fazemos nos é possível. Logo, necessário é dizer-se que a eleição não recai senão sobre os possíveis.

Semelhantemente, a razão de se escolher um meio é ele nos conduzir ao fim. Ora pelo impossível ninguém pode conseguir um fim. E a prova está em que quando, deliberando, os homens chegam ao que lhes é impossível, recuam, quase não querendo passar além.

E isto também resulta claramente do modo de proceder da razão precedente à escolha. Pois, o meio que a eleição visa está para o fim como a conclusão para o princípio. Ora, é manifesto que uma conclusão impossível não resulta de um princípio possível. Donde, não pode ser possível o fim sem que o meio também o seja. E ao impossível ninguém é movido. Logo, ninguém tenderia para o fim se não visse que o meio é possível. E portanto, o impossível não constitui objecto de eleição.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — A vontade é média entre o intelecto e a operação exterior, pois o intelecto propõe à vontade o seu objecto e esta é a que causa a acção exterior. Assim, portanto, o princípio do movimento da vontade é considerada em relação ao intelecto que apreende algo como bem universal, ao passo que o termo ou perfeição do acto da vontade é considerado relativamente à ordem da operação pela qual tendemos à consecução da coisa, pois o movimento da vontade procede da alma para as coisas. E portanto, a perfeição do acto da vontade está em que há para alguém algum bem a ser realizado. Ora, isto é possível, e portanto só é completa a vontade do possível, que é o bem para quem o quer. Incompleta é porém a vontade do impossível chamada por alguns veleidades, porque o quereríamos se fosse possível. Ora, a eleição designa um acto da vontade já determinado aquilo que alguém deve fazer, logo, de qualquer modo, só recai sobre os possíveis.

RESPOSTA À SEGUNDA. ― Sendo o objecto da vontade o bem apreendido, devemos julgar desse objecto na medida em que se compreende na apreensão. E portanto, assim como às vezes há vontade de algo apreendido como bem, e que contudo não o é verdadeiramente, assim também às vezes há eleição do que é apreendido como possível para o que escolhe, e que contudo não lhe é possível.

RESPOSTA À TERCEIRA. ― Tal diz S. Bento porque o súbdito não deve determinar a seu juízo o que é possível, mas sempre seguir juízo do superior.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.
_____________________
Notas:
1. Q. 13, a. 1.
2. III Ethic., lect. V.
3. Q. 13, a. 4.
4. III Ethic., loc. Cit.
5. Q. 13, a. 4.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.