
Questão 13: Da eleição.
Art. 4 ― Se a eleição só existe em relação aos actos humanos.
O
quarto discute-se assim. ― Parece que a eleição não existe só em relação aos actos
humanos.
1. ― Pois, a eleição tem por objecto os meios. Ora, estes não somente são actos, mas também órgãos, como diz o Filósofo 1. Logo, as eleições não recaem só sobre os actos humanos.
2.
Demais. ― A acção se distingue da contemplação. Ora, mesmo nesta tem lugar a
eleição, p. ex., quando se prefere uma opinião a outra. Logo, a eleição existe
não só em relação aos actos humanos.
3.
Demais. ― Há homens eleitos para certos ofícios seculares ou eclesiásticos, por
outros que nenhuma acção tem sobre eles. Logo, a eleição não existe só em
relação aos actos humanos.
Mas,
em contrário, diz o Filósofo: ninguém escolhe senão o que julga poder fazer por
si mesmo 2.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Os órgãos ordenam-se ao fim na medida em que
o homem usa deles em vista do fim.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Na própria contemplação há algum acto do intelecto, que assente a
uma ou outra opinião. Ao passo que a acção exterior é a que se opõe à
contemplação.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Quem elege o bispo ou um chefe do estado escolhe nomeá-lo para
tal dignidade. Do contrário, se não houvesse nenhum acto seu para constituir o
bispo ou o chefe, não lhe competiria a eleição. E semelhantemente, devemos
dizer que sempre uma coisa preferida a outra implica alguma operação de quem a
escolhe.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
_____________________
Notas:
1. II Physic., lect. V.
2. III Ethic., lect. V.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.