Questão 13: Da eleição.
Art. 4 ― Se a eleição só existe em relação aos actos humanos.
O
quarto discute-se assim. ― Parece que a eleição não existe só em relação aos actos
humanos.
1. ― Pois, a eleição tem por objecto os meios. Ora, estes não somente são actos, mas também órgãos, como diz o Filósofo 1. Logo, as eleições não recaem só sobre os actos humanos.
2.
Demais. ― A acção se distingue da contemplação. Ora, mesmo nesta tem lugar a
eleição, p. ex., quando se prefere uma opinião a outra. Logo, a eleição existe
não só em relação aos actos humanos.
3.
Demais. ― Há homens eleitos para certos ofícios seculares ou eclesiásticos, por
outros que nenhuma acção tem sobre eles. Logo, a eleição não existe só em
relação aos actos humanos.
Mas,
em contrário, diz o Filósofo: ninguém escolhe senão o que julga poder fazer por
si mesmo 2.
Como o objecto da intenção é o fim, o da eleição são os meios. Ora, o fim é
uma acção ou uma realidade qualquer. E quando esta for o fim, é necessário que
intervenha alguma acção humana, quer porque o homem faz essa realidade, que é o
fim, como quando o médico produz a saúde, que é o seu fim e, por isso, se diz
que produzir a saúde é o fim do médico, quer porque o homem, de algum modo,
goza ou frui da realidade, que é o fim, sendo assim o dinheiro ou a sua posse o
fim do avarento. E o mesmo se deve dizer do meio. Pois necessário é que este
seja uma acção ou alguma realidade em que intervém alguma acção, pela qual o
homem produz o meio ou dele usa. E deste modo, a eleição diz sempre respeito
aos actos humanos.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Os órgãos ordenam-se ao fim na medida em que
o homem usa deles em vista do fim.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Na própria contemplação há algum acto do intelecto, que assente a
uma ou outra opinião. Ao passo que a acção exterior é a que se opõe à
contemplação.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Quem elege o bispo ou um chefe do estado escolhe nomeá-lo para
tal dignidade. Do contrário, se não houvesse nenhum acto seu para constituir o
bispo ou o chefe, não lhe competiria a eleição. E semelhantemente, devemos
dizer que sempre uma coisa preferida a outra implica alguma operação de quem a
escolhe.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
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Notas:
1. II Physic., lect. V.
2. III Ethic., lect. V.
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