O
quinto discute-se assim. ― Parece que os brutos intendem o fim.
1. ― Pois, a natureza dos seres carecentes de razão dista mais da natureza do que da natureza sensível dos brutos. Ora, a natureza intende um fim, mesmo nos seres carecentes de razão, como o prova Aristóteles 1. Logo, com maior razão, os brutos intendem o fim.
2.
Demais. ― Como a intenção tem por objecto o fim, assim também a fruição, como
se disse 2. Logo, e igualmente, de intenção.
3.
Demais. ― Não sendo o intender senão tender para algum fim, o que age para um
fim o intende. Ora, os brutos agem para um fim, pois o animal se move em busca
de alimento e para coisas semelhantes. Logo, intendem o fim.
Mas,
em contrário. ― A intenção do fim importa em ordenar-se para ele, e ordenar é
próprio da razão. Ora, como os brutos não a tem, não intendem o fim.
Como já se disse 3, intender é tender para alguma coisa, o que é
próprio do motor e do movido. ― Se pois, se diz que intende o fim o que é movido
para ele, então a natureza o intende, movida que é ao seu fim por Deus, assim
como a seta pelo arqueiro. E deste modo, também os brutos intendem o fim
enquanto movidos pelo instinto natural. ― De outro modo, intender o fim é
próprio do motor, enquanto ordena ao fim o movimento seu ou alheio, o que é
obra só da razão. E nesta sentido, que é o de intender própria e principalmente,
os brutos não intendem o fim, como já se disse 4.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — A objecção procede sendo intender próprio do
que é movido para o fim.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― A fruição não importa, como a intenção, em ordenar-se uma coisa
para um ser, mas o descanso absoluto no fim.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Os brutos são movidos para o fim, não considerando que podem
alcançá-lo pelo seu movimento, o que é próprio de quem intende, mas
desejando-o, são movidos para ele por um instinto natural, quase movidos por
outro ser, segundo acontece com tudo o que é naturalmente movido.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
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Notas:
1. II Phys., lect. XIII, XIV.
2.
Q. 11 a. 2.
3.
Q. 12, a. 1.
4.
Q. 12, a. 1.
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