Art. 3 ― Se a vontade se move a si própria.
(De
Malo, q. 6).
O terceiro discute-se assim. ― Parece que a vontade não se move a si própria.
1. ― Pois, todo motor, como tal, existe em acto, ao passo que o movido é potencial, porque o movimento é o acto do que existe em potência, como tal. Ora, nada podendo ser actual e potencial, no mesmo ponto de vista, nada se move a si mesmo. Logo, também a vontade não se pode mover a si própria.
2.
Demais. ― O móvel é movido pelo motor presente. Ora, a vontade estando sempre
presente em si própria, havia de se mover sempre a si própria, o que é
claramente falso.
3.
Demais. ― A vontade é movida pelo intelecto, como já se disse 1. Se
pois se move a si própria, resulta que é movida simultânea e imediatamente por
dois motores, o que é inadmissível. Logo, não se move a si própria.
Mas,
em contrário, a vontade é senhora dos seus actos e dela depende o querer e o
não querer, o que não se daria se não pudesse mover-se a si própria a querer.
Logo, move-se a si própria.
Como já se disse antes 2, em razão do fim, objecto da vontade, pertence-lhe
mover as outras potências. Ora, segundo já foi dito 3, o fim está
para os apetecíveis como o princípio, para os inteligíveis. Ora, é manifesto
que o intelecto, conhecendo o princípio, reduz-se da potência ao acto, quanto
ao conhecimento das conclusões, e deste modo a si próprio se move. E
semelhantemente, a vontade, querendo o fim, move-se a si própria a querer os
meios.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Não sendo no mesmo ponto de vista que a
vontade move e é movida, não é também desse modo que é actual e potencial, mas,
querendo o fim, actualmente, reduz-se da potência ao acto, em relação aos
meios, para os querer em acto.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― A potência da vontade está sempre e actualmente presente a si
mesma, mas o acto pelo qual a vontade quer às vezes o fim nem sempre existe nela,
sendo por ele que se move a si própria. Donde não se segue que sempre se mova a
si própria.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― A vontade não é movida pelo intelecto do mesmo modo pelo qual se
move a si própria, pois, ao passo que por aquela é movida quanto à apresentação
do objecto, por si própria é-o quanto ao exercício do acto conforme a ideia do
fim.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
_____________________
Notas:
1.
Q. 9, a. 1.
2.
Q. 9, a. 1.
3.
Q. 8 a. 2.
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