10/02/2013

Carta do Prelado do Opus Dei por ocasião do Ano da Fé. 52


53. Convido-vos a que nestes meses se multipliquem os vossos actos de fé na Presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Com que amor e com que profundidade se referia o nosso Padre ao Santíssimo Sacramento! Sempre que, no decurso das suas viagens de catequese, falava deste tesouro da Igreja, aproveitava a oportunidade para fazer um profundo ato de fé. «O Senhor não está apenas no altar. Quando o sacerdote guarda as espécies sacramentais do Pão no Sacrário, ali fica Jesus Cristo, o Filho de Santa Maria sempre Virgem, O que nasceu do seu ventre, O que trabalhou em Nazaré caladamente depois de nascer em Belém; O que pregou, O que padeceu a Paixão e Morte na Cruz, O que ressuscitou e subiu aos Céus» 95.

Animei-vos, no início de 2012, a repetir a profissão de fé do apóstolo Tomé: Dóminus meus et Deus meus! (Jo 20, 28). Sugiro-vos também que, ao contemplar o Senhor escondido na Sagrada Eucaristia, Lhe dirijamos essas ou outras palavras, como S. Josemaria: «Senhor, creio que és Tu, Jesus, o Filho de Deus e de Maria sempre Virgem, que estás realmente presente: com o teu Corpo, com o teu Sangue, com a tua Alma e com a tua Divindade. Adoro-Te. Quero ser teu amigo, porque Tu és O que me redimiste. Quero ser o teu amor, porque Tu o és para mim» 96.

Minhas filhas e filhos, é de bons filhos assemelhar-se a tão bom pai, a S. Josemaria, com o esforço de percorrer cuidadosamente o caminho que nos traçou. Esforcemo-nos por cultivar o desejo santo de ser cada dia mais delicados na piedade eucarística. Ofereçamos todo o amor e atenção quando saudamos Jesus Sacramentado, ao entrar e sair das igrejas ou dos oratórios dos nossos Centros. Não seria lógico que Lhe manifestássemos com frequência palavras de carinho, com o coração? Assim havemos de agir, desde o local de trabalho, saboreando jaculatórias e comunhões espirituais. E desagravemos quando virmos ou ouvirmos algo que suponha uma ofensa ou descuido. Consideremos se as nossas genuflexões são verdadeira adoração.

São pinceladas – há muitas mais – desse amor eucarístico próprio de quem quer ser Opus Dei e fazer o Opus Dei.

Copyright © Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei
Nota: Publicação devidamente autorizada

____________________
Notas:
95 S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 11-XI-1972.
96 S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 22-XI-1972.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.