Questão 5: Da consecução
da bem-aventurança.
Art. 6 — Se o homem pode tornar-se feliz por obra de uma criatura superior, o anjo.
O
sexto discute-se assim. — Parece que o homem pode tornar-se feliz por acto de
uma criatura superior, como o anjo.
1. — Havendo nas coisas dupla ordem — uma, a das partes do universo entre si, a outra, a de todo o universo em relação ao bem que lhe é exterior — a primeira ordena-se à segunda, como ao seu fim, conforme diz Aristóteles 1. Assim como a ordem das partes do exército, entre si, é para a de todo o exército, relativamente ao chefe. Ora, a ordem das partes do universo, entre si, funda-se em que as criaturas superiores agem sobre as inferiores, como se disse na primeira parte 2. Ora, a bem-aventurança consiste na ordem do homem ao bem que está fora do universo e que é Deus. Logo, por acção sobre o homem de uma criatura superior, como o anjo, o homem pode tornar-se feliz.
2.
Demais. — O que é potencialmente assim pode atualizar-se pelo modo que é actualmente,
assim o cálido potencial vem a atualizar-se pelo que actualmente já é. Ora, o
homem tem a felicidade em potência. Logo, pode tornar-se feliz em acto, por
meio do anjo, que o é actualmente.
3.
Demais. — A bem-aventurança consiste, como já se disse 3, na
operação do intelecto. Ora, o anjo pode iluminar o intelecto do homem, conforme
se estabeleceu na primeira parte 4. Logo, pode tornar o homem feliz.
Mas,
em contrário, diz a Escritura (Sl 83, 12): O senhor dará a graça e a glória.
Estando todas as criaturas da natureza sujeitas a leis, por terem virtude e acção
limitada, o que excede a natureza criada não pode ser feito por virtude de
nenhuma criatura. E portanto, o que há-de fazer-se, superior à natureza, há-de
sê-lo imediatamente por Deus, como a ressurreição de um morto, o dar vista a um
cego e coisas semelhantes. Ora, como já se demonstrou 5, a bem-aventurança
é bem excedente à natureza criada. Donde, é impossível seja conferida pela acção
de qualquer criatura, e portanto, o homem torna-se feliz pela só acção de Deus,
se nos referimos à bem-aventurança perfeita. — Se porém nos referimos à
imperfeita, então ela tem a mesma essência da virtude, em cujo acto consiste.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Quase sempre dá-se nas potências activas
ordenadas, que levar ao fim último pertence à suprema potência, e as potências
inferiores coadjuvam, dispondo, à consecução desse último fim. Assim, à arte de
pilotar, que rege a de construir navios, pertence o uso do navio, e para ela é
que o navio é feito. Donde, na ordem do universo, o homem é seguramente ajudado
pelos anjos, na consecução do último fim, supostos certos elementos
precedentes, pelos quais se dispõe a tal consecução. Mas o fim último em si é
alcançado pelo próprio primeiro agente, que é Deus.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Quando a forma de um ser existe, actual, perfeita e naturalmente,
pode ser-lhe princípio de acção, assim o cálido aquece pelo calor. Mas se a
forma do ser é imperfeita e não natural, não pode ser princípio de comunicar-se
com outra coisa, assim, a intenção da cor, na pupila, não pode causar o branco,
e todas as coisas iluminadas ou aquecidas não podem aquecer ou iluminar outras,
porque então a iluminação e o aquecimento iriam ao infinito. Ora, o lume da
glória, pelo qual se vê a Deus, nele existe, certo, perfeita e naturalmente, em
qualquer criatura, porém, imperfeita, similitudinária e participativamente. Donde,
nenhuma criatura feliz pode comunicar a outra a sua felicidade.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — O anjo beato ilumina o intelecto do homem ou mesmo do anjo
inferior, quanto a certas razões das obras divinas, não porém quanto à visão da
divina essência, como na primeira parte se disse 6. Pois, para
vê-la, todos são iluminados imediatamente por Deus.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
__________________________
Notas:
1. XII Metaphys.
2. Q. 19 a. 5 ad 2, q. 48 a. 1 ad
5, q. 109 a. 2.
3.
Q. 3 a. 4.
4.
Q. 111 a. 1.
5.
Q. 5, a. 5.
6.
Q. 106 a. 1.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.