25/01/2013

Carta do Prelado do Opus Dei por ocasião do Ano da Fé. 36


36. Nesta linha, tenho-vos insistido que se continue a impulsionar a melhoria e a especialização de professores nos diversos Stúdia Generália da Prelatura; que se fomentem linhas de investigação de alto nível nas universidades onde o Opus Dei presta assistência espiritual; que se promovam grupos interdisciplinares, por exemplo, de médicos, biólogos, juristas, filósofos, sociólogos que se dediquem com sentido apostólico a esta tarefa.

Não poucos fiéis da Prelatura poderão realizar um trabalho análogo, juntamente com outras pessoas, nas instituições académicas, públicas ou privadas, onde trabalham. E muitos mais, embora não se dediquem profissionalmente a essas áreas específicas, estão em condições de cooperar com o seu grãozinho de areia, ajudando a criar uma opinião pública saudável, respeitadora da lei natural e informada pela mensagem cristã, utilizando oportunamente os meios de comunicação social. Ouvistes-me comentar que uma simples carta ou um e-mail para um jornal, explicando com simpatia e de forma clara, com dom de línguas, um ponto da doutrina católica, às vezes é mais eficaz do que um tratado volumoso. Quando a opinião pública de um país apresenta uma visão distorcida da Igreja, e mesmo quando se organizam abertamente campanhas difama­tórias, os católicos não podem permanecer passivos: devemos reagir, por justiça para com Deus e para com a sociedade, contra esses abusos, desmascarando os ataques mais ou menos disfarçados e exigir o respeito que a Igreja merece, independentemente das falhas de alguns dos seus membros.

Para isso, insisto, assimilemos a urgência imprescindível de melhorar constantemente a nossa formação teológica, aprofundando, na medida das necessidades e circunstâncias individuais, nas questões presentes na opinião pública relacionadas com aspectos fundamentais da Revelação. Aproveitemos seriamente as aulas e conferências sobre filosofia, teologia, direito canónico, assistindo a esses tempos de formação com entusiasmo, com pontualidade e desejos de tirar muito proveito; porque, além disso, essas actividades tornam acessível a outras pessoas a catequese doutrinal e espiritual por que anseiam.

Copyright © Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei
Nota: Publicação devidamente autorizada

____________________
Notas:
[65] S. Anselmo, Proslógium, Prœm. (PL 158, 225).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.