05/11/2012

Viagem no oceano da fé 3


Um nexo particularmente caro a Bento XVI, que muitas vezes o sublinhou explicitamente, ou o iluminou em filigrana em muitos dos seus textos e reflexões. Santo Agostinho era, a este respeito, incisivo: «Quem crê, pensa, e pensando, crê. A fé, se não é pensada, é nula». O crente autêntico é posto sobre uma crista cortante e delicada. É fácil, efectivamente, deslizar para uma fé que seja apenas abandono confiante, quase cego, fugindo de toda a interrogação, cancelando qualquer rumor do pensamento, fazendo empalidecer e definhar a religião num progressivo sentimentalismo devocional. Contudo também é perigoso avançar pela outra vertente, a de uma racionalidade de tal maneira absorvente que reduz a religião a um conjunto de teoremas, a um sistema especulativo no qual tudo se ordena, a uma geometria teológica que não deixa espaço ao mistério e ao transcendente.
A este respeito é sugestiva a definição de fé que nos é oferecida por aquela deslumbrante homilia neo-testamentária que é a Carta aos Hebreus: «A fé é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se veem» (11, 1).
De um lado está o confiar-se seguramente à revelação divina, à esperança que cintila: não é por acaso que se fala de “fundamento”, de base em que se apoiar, como sugere o próprio verbo hebraico do “crer”, que se tornou no nosso ámen, que indica um “fundar-se” sobre a palavra e sobre a presença do Outro divino, um procurar nele estabilidade e segurança numa relação interpessoal.
Por outro lado a fé é “prova”, é como traduzia a Vulgata latina “argumentum” (...). «A fé se não é pensada, argumentada, é nula», era, como vimos, a convicção de Agostinho. E este grande Padre da Igreja e génio da humanidade é talvez – com Tomás de Aquino – o exemplo mais alto do equilíbrio entre fé e razão. A força extraordinária do seu pensamento, da sua intuição, da sua investigação conjugava-se continuamente com a intensidade da sua fé, de tal maneira que muitas vezes os seus textos são marcados por uma teologia orante: a sua análise é construída literáriamente como se fosse dirigida a um “Tu”, é uma constante interpelação, é um apelo dirigido a Deus, objecto dessa procura.

armindo dos santos vaz, ocd, Semana de Espiritualidade 2012, Avessadas, © SNPC | 11.10.12
Card. gianfranco ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, In L'Osservatore Romano (26.7.2012), © SNPC (trad.) | 11.10.12

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