17/11/2012

Viagem no oceano da fé 2


Iluminado pela graça-chàris, o homem responde com a sua liberdade que pode gerar uma recusa ou uma adesão. E a adesão é precisamente a fé, pìstis em grego, semelhante a braços abertos que acolhem a graça-amor, escuta de uma revelação divina e resposta na oração. É um apertar a mão de Deus que nos é oferecido enquanto estamos imersos no nosso limite criatural ou colapsamos nas areias movediças lamacentas do mal e do pecado. Este abraço transforma-nos e transfigura porque Deus infunde em nós a sua própria respiração de vida, o seu “espírito”.

Iluminadoras são também as palavras de Paulo aos Romanos: «Vós não recebestes um Espírito que vos escravize e volte a encher-vos de medo; mas recebestes um Espírito que faz de vós filhos adoptivos. É por Ele que clamamos: Abbá, ó Pai!» (8, 15). Igualmente significativa para ilustrar a irrupção do divino em nós, com a sua energia e eficácia, é a parábola da semente deposta no campo, narrada por Jesus (Marcos 4, 26-29). O agricultor está na cama e dorme numa longa noite de inverno ou está em algum outro lugar, ocupado num dia primaveril ou no início do verão. Entretanto aquela semente gera, por si só, um caule e uma espiga repleta de grãos. A fé é reconhecer que existe uma presença invisível que opera na história, é saber partilhar os tempos de crescimento, é acolher com alegria esse dom que faz viver uma existência totalmente nova.
Há no entanto outra dupla temática respeitante à primeira virtude teologal, a que vincula fé e confiança. (...) O primeiro Credo cristão, citado por Paulo, diz assim: «Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e depois aos Doze» (1 Cor 15, 3-5). Mas a fé, por causa deste conteúdo vital, postula uma reacção “subjectiva”, isto é, uma adesão; para lá do “discurso” é um “percurso” de vida: é a confiança, é o abandono ao Revelador e Redentor, é um confiar-se a ele e aos seus braços paternos.
A fé tem, assim, também uma dimensão de risco, de entrega de si, na consciência de que o horizonte misterioso de Deus é bem mais alto que o nosso, como já sugeria o Senhor pela boca de Isaías: «Os meus planos não são os vossos planos, os vossos caminhos não são os meus caminhos - oráculo do Senhor. Tanto quanto os céus estão acima da terra, assim os meus caminhos são mais altos que os vossos, e os meus planos, mais altos que os vossos planos» (55, 8-9). (...)
Este entrelaçamento entre fé e confiança, entre verdade e risco cria outro par temático, entre fé e razão, que constitui também o título de uma encíclica de João Paulo II, Fides et ratio (1998), dedicada precisamente a este contraponto harmonioso, a este voo no céu do mistério divino com as duas asas da fé e da racionalidade, para usar a imagem com que abre este texto papal.

armindo dos santos vaz, ocd, Semana de Espiritualidade 2012, Avessadas, © SNPC | 11.10.12
Card. gianfranco ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, In L'Osservatore Romano (26.7.2012), © SNPC (trad.) | 11.10.12

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.