Questão
112: Da missão dos
anjos.
Art. 3 — Se os anjos
enviados também assistem.
(II. Sent., dist. X, a. 1,
Hebr., cap. I, lect. VI, In Iob, cap. I lect. II).
O
terceiro discute-se assim. — Parece que os anjos enviados também assistem.
1.
— Pois, diz Gregório: Logo, os anjos são enviados e assistem, porque embora o
espírito angélico seja circunscrito, contudo o sumo espírito, Deus, não o é.
2.
Demais. — Um anjo foi enviado a Tobias, em ministério. E contudo disse: Eu sou
o anjo Rafael, um dos sete que assistimos diante de Deus, como se lê na
Escritura. Logo, os anjos enviados assistem.
3.
Demais. — Qualquer dos santos anjos está mais próximo de Deus do que Satã. Ora,
Satã é assistente de Deus, conforme a Escritura: Tendo-se os filhos de Deus
apresentado diante do Senhor, encontrou-se Satanás entre eles. Logo, com maior
razão os anjos enviados em ministério assistem.
4.
Demais. — Se os anjos inferiores não assistem é somente porque não recebem as
iluminações divinas imediatamente, mas por meio dos superiores. Ora, qualquer
anjo, excepto o que de todos é o supremo, recebe por meio do superior essas
iluminações. Logo, só o anjo supremo assiste, o que vai contra aquilo da
Escritura: Mil milhões assistiam diante dele.
Mas,
em contrário, a propósito daquilo da Escritura — Porventura tem número os seus
soldados? — diz Gregório: Assistem aquelas potestades, que não saem a anunciar
certas cousas aos homens. Logo, os enviados em ministério não assistem.
Dividem-se os anjos em assistentes e ministrantes, à semelhança dos que
servem a um rei, dos quais uns sempre lhe assistem e lhe ouvem imediatamente as
ordens, outros porém recebem, dos assistentes, o enunciado das ordens reais.
Assim, os que estão à testa da administração das cidades chamam-se ministrantes
e não assistentes. Deve-se pois considerar que, como todos os anjos vêm
imediatamente a essência divina, diz-se que todos os que ministram assistem. Donde,
diz Gregório: podem sempre assistir, ou contemplar a face do Pai, os que são
mandados em ministério exterior, para a nossa salvação. Mas nem todos os anjos
podem alcançar os segredos dos divinos mistérios, na própria claridade da
divina essência, senão só os superiores, que anunciam aos inferiores. E então,
só aqueles que são os da primeira hierarquia, se diz que assistem, por ser
próprio dela, como ensina Dionísio, receber a iluminação imediatamente de Deus.
E daqui se deduzem as respostas à primeira e à segunda objecção, procedentes do
primeiro modo de assistir.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — Não se diz que Satã assistia, mas que estava entre os assistentes,
pois, como ensina Gregório, embora perdesse a beatitude, contudo não perdeu a
natureza semelhante à dos anjos.
RESPOSTA
À QUARTA. — Todos os assistentes vêm, imediatamente, certas coisas, na
claridade da divina essência, e por isso diz-se que é próprio a toda a primeira
hierarquia ser iluminada imediatamente por Deus. Mas, nela, os superiores
alcançam mais que os inferiores, e isso lhes transmitem a estes, iluminando-os,
assim como, dentre os que assistem ao rei, um entra, mais que outro, nos
segredos do mesmo.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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