02/11/2012

Seremos como anjos? 2



Existe uma grande diferença entre os anjos e nós quanto á atitude do Senhor, no que respeita às ofensas que lhe fazemos. A diferença consiste em que o Senhor exerce a misericórdia connosco, mas não é, ou não foi, misericordioso com os anjos. E isto por quê? Simplesmente, porque os anjos que caíram pecaram com malícia, e nós quando pecamos, pecamos por estultícia. Blosio escreveu na sua época: “Porque a tua malícia não pode ser tão grande, nem tão grave a tua doença, que se sobreponha à misericórdia de Deus, que não conhece nem termo nem medida”. A nossa malícia é, digamo-lo assim, certamente limitada, não é malícia, é simplesmente estupidez humana, fruto do tentador e do nosso desconhecimento do que é Deus, a sua grandeza e o que representa. «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem». (Lc 23,34)

Os anjos são criaturas directamente criadas por Deus e espíritos puros, que desde o momento da sua criação, vêm o rosto e a luz de Deus e têm um conhecimento muito maior que nós de quem é Deus, da sua grandeza, e da sua própria pequenez com respeito a Deus. Adão     e Eva, antes de ofender o Senhor, eram espíritos puros mas com corpo e como tal podiam ver a Deus, tal como constantemente o estão contemplando os anjos triunfantes, já que eles estavam num estado de pureza pristino. O converso irlandês C. S. Lewis, escreve sobre este tema dizendo-nos: “O homem no paraíso não se sentia tentado, no sentido actual do termo tentação, nem tinha paixões ou inclinações que o levassem nessa direcção. Até esse momento o espírito humano tinha controlado completamente o organismo e esperava totalmente, reter o controlo uma vez que tivesse deixado de obedecer a Deus. Mas como a sua autoridade sobre o organismo era delegada, perdeu-a quando ele próprio deixou de ser delegado de Deus. Ao separar-se até onde pôde da fonte do seu ser, afastou-se também da fonte do poder”.

(juan do carmelo, [i] trad. ama)


[i] Juan do Carmelo não é quien dice ser. O mejor dicho, é quien é, mas prefiere presentarse en su alter ego Juan do Carmelo que não é más que um seglar que, a finales de los años 80, experimentó a llamada de Deus e se vinculó al Carmelo Teresiano. Ha publicado libros de espiritualidad como «Mosaico espiritual», «Santidad no Pontificado», o «En as manos de Deus» Como o cortés não quita o valiente é, además, um empresario de éxito. E nos acompaña, com sencillez e hondura, desde «O blog de Juan do Carmelo».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.