02/11/2012

Evangelho do dia e comentário







   T. Comum – XXX Semana




Fiéis Defuntos
Evangelho: Mt 11, 25-30

25 Então Jesus, falando novamente, disse: «Eu Te louvo ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos pequeninos. 26 Assim é, ó Pai, porque assim foi do Teu agrado. 27 «Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai; nem ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 O «Vinde a Mim todos os que estais fatigados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo leve».

Comentário:

Duvidar faz parte da maneira de ser humana. Queremos saber tudo em pormenor e, sobretudo naquilo que ultrapassa a nossa limitada compreensão humana, a tendência é, quase sempre, duvidar.

Mas, isto, nada tem a ver com a prudência de que o Senhor fala.
Não poucas vezes confunde-se esta, que é uma virtude necessária, com o cepticismo, um defeito a evitar.

Por isso mesmo, Cristo fala em 'pequeninos' e não menciona 'crianças' como faz em tantas outras vezes. Estes pequeninos são os simples, os que têm o espírito e, sobretudo, o coração, abertos e disponíveis para aceitar o que lhes vem dos que têm autoridade reconhecida.

Poderemos, às vezes, não compreender os caminhos por onde segue e se manifesta a vontade de Deus, mas nem por isso não nos refugiamos nessa dificuldade para rejeitar, duvidando, o que nos diz o Papa e o Magistério.

Mais... Seguindo estes mais facilmente estaremos alerta contra os 'falsos profetas' e os 'lobos disfarçados de cordeiro' que o demónio constantemente nos lança ao caminho.

(AMA, comentário, Mt 11, 25-30, Carvide, 2012.07.18)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.