06/11/2012

Evangelho do dia e comentário






   T. Comum – XXXI Semana




S. Nuno de Santa Maria
Evangelho: Lc 14, 15-24

15 Tendo ouvido estas coisas um dos convivas disse-Lhe: «Bem-aventurado quem participar do banquete no reino de Deus».16 Jesus respondeu-lhe: «Um homem fez uma grande ceia para a qual convidou a muitos.17 À hora da ceia, mandou um servo dizer aos convidados: Vinde, porque tudo está preparado.18 Mas todos à uma começaram a escusar-se. O primeiro disse-lhe: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; peço que me dês por escusado.19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las; peço-te que me dês por escusado.20 Disse também outro: Casei-me, por isso não posso ir.21 «Voltando o servo, referiu estas coisas ao seu senhor. Então, irado, o pai de família disse ao seu servo: Vai já pelas praças e pelas ruas da cidade; traz cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.22 Disse o servo: Senhor, está feito como mandaste e ainda há lugar.23 Disse o senhor ao servo: Vai pelos caminhos e ao longo dos cercados; e força-os a vir, para que se encha a minha casa.24 Pois eu vos digo que nenhum daqueles que foram convidados provará a minha ceia».

Comentário:

O Banquete do Reino de Deus não é uma ‘figura literária’ mas uma realidade. Banquete é uma refeição suculenta e de boa qualidade em que muitos participam para festejarem ou celebrarem algo importante.

A Mesa Eucarística é, sem dúvida, sumamente farta e copiosa para satisfazer quantos dela se abeiram e o alimento que proporciona é extraordinário porque permite uma identificação plena com o Senhor que o proporciona.

Com efeito, a Eucaristia, sendo o próprio Corpo do Senhor, é o alimento por excelência já que, como Ele mesmo o afirmou, quem o comer não morrerá.

(ama, comentário sobre Lc 14, 15-24, 2012.10.09)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.