Questão
108: Da ordenação dos anjos por hierarquias e ordens.
Art. 6 — Se os graus das
ordens estão convenientemente distribuídos.
(II Sent., dist. IX, a. 3; III
Cont. Gent.,
cap. LXXX; Compend.)
O
sexto discute-se assim. — Parece que os graus das ordens estão
inconvenientemente distribuídos.
1.
— Pois, a ordem dos superiores é a suprema. Ora, as Dominações, os Principados
e as Potestades têm, pelos seus próprios nomes, certa superioridade. Logo,
estas ordens devem ser, entre todas, as supremas.
2.
Demais. — Quanto mais próximo de Deus for uma ordem, tanto mais superior será.
Ora, a ordem dos Tronos é a mais próxima de Deus, pois, nada se une mais
proximamente com quem está sentado do que o seu assento. Logo, a ordem dos
Tronos é a mais elevada.
3.
— A ciência tem prioridade sobre o amor e o intelecto é mais elevado que a
vontade. Logo também a ordem dos Querubins é mais elevada que a dos Serafins.
4.
Demais. — Gregório coloca os Principados acima das Potestades. Logo, eles não
estão colocados imediatamente acima dos Arcanjos, como diz Dionísio.
Mas,
em contrário, Dionísio coloca na primeira hierarquia, como mais elevados, os
Serafins; como médios, os Querubins, e os Tronos, como últimos. Na hierarquia
média, as Dominações, como primeiros; as Virtudes, como médios; e as
Potestades, como últimos. Na última, por fim, os Principados, como primeiros;
os Arcanjos, como médios; e os Anjos, como últimos.
Gregório e Dionísio distribuem os graus das ordens angélicas diferentemente,
quanto aos Principados e às Virtudes, e, no mais, do mesmo modo. Pois, Dionísio
coloca as Virtudes inferiores às Dominações e superiores às Potestades; os
Principados, porém, inferiores às Potestades e superiores aos Arcanjos. Ao
passo que Gregório coloca os Principados no meio, entre as Dominações e as
Potestades; e as Virtudes, no meio, entre as Potestades e os Arcanjos. E ambas
essas disposições podem apoiar-se na autoridade do Apóstolo (Ef 1, 20)
que, enumerando as ordens médias de maneira ascendente, diz, que Deus o
constituiu, isto é, Cristo, à sua mão direita no céu, acima de todo o
Principado, e Potestade, e Virtude, e Dominação; onde põe a Virtude entre a
Potestade e a Dominação, conforme a distribuição de Dionísio. Mas, noutro
passo, enumerando as mesmas ordens, de maneira descendente, diz (Cl 1, 16):
quer sejam os Tronos, quer as Dominações, quer os Principados, quer as Potestades,
tudo foi criado por ele e para ele; onde coloca os Principados como médios
entre as Dominações e as Potestades, conforme a distribuição de Gregório.
Primeiro,
pois, vejamos a razão da distribuição de Dionísio. Nela se deve considerar que,
como já foi dito (a. 1), a primeira hierarquia vê as razões das
coisas, no próprio Deus; a segunda, nas causas universais; a terceira, porém,
quanto à determinação para efeitos especiais. E como Deus é o fim, não só dos
ministérios angélicos, mas também de todas as criaturas, à primeira hierarquia
pertence à consideração do fim; à média, a disposição universal do que se deve
fazer; à última, a aplicação da disposição ao efeito, que é a execução da obra.
Ora, estas três coisas encontram-se, manifestamente, em qualquer operação. E
por isso, Dionísio, deduzindo dos nomes das ordens as suas propriedades,
colocou, na primeira hierarquia, as ordens, cujos nomes são impostos, relativos
a Deus, e são os Serafins, os Querubins e os Tronos. Colocou na hierarquia
média as ordens, cujos nomes designam um governo ou disposição comuns, e que são
as Dominações, as Virtudes e as Potestades. Colocou, por fim, na terceira
hierarquia, as ordens cujos nomes designam a execução da obra e que são os
Principados, os Anjos e os Arcanjos.
Em
relação ao fim, porém, três coisas se podem considerar. Pois, primeiro,
considera-se o fim; depois, adquire-se o conhecimento perfeito dele; terceiro,
fixa-se nele a intenção. Ora, destas três coisas, a segunda se adiciona a
primeira e a terceira, as ambas as outras. E como Deus é o fim das criaturas,
assim como o chefe é o fim do exército, conforme diz Aristóteles, pode-se
descobrir, nas coisas humanas, um símile das ordens em questão. Assim, há alguns
que têm tal dignidade, que podem por si mesmos chegar-se familiarmente ao rei
ou ao chefe; outros, além disso, podem ainda conhecer-lhe os segredos; outros
por fim e ainda mais, acompanham-no sempre, estando-lhe como conjuntos. E de
acordo com esta semelhança, podemos compreender a disposição das ordens da
primeira hierarquia. Pois, os Tronos estão elevados de modo que recebem a Deus,
familiarmente, em si mesmos, porque podem conhecer, nele, imediatamente as
razões das coisas; e isso é próprio de toda a primeira hierarquia. Ao passo que
os Querubins conhecem super-eminentemente os segredos divinos. E os Serafins,
enfim, são excelentes pelo que é mais elevado que tudo, a saber, estar unido ao
próprio Deus. De modo que a ordem dos Tronos é denominada pelo que é comum a
toda a hierarquia; assim como, pelo que é comum a todos os espíritos celestes,
é denominada a ordem dos Anjos.
Por
outro lado, na noção de governo incluem-se três coisas. A primeira é a
definição daquilo que se deve fazer, e isso é próprio às Dominações. A segunda
é dar a faculdade de cumprir, e isso pertence às Virtudes. A terceira é ordenar
de que modo o preceituado ou definido pode ser cumprido, para que se executem,
e isso pertence às Potestades.
Ora,
a execução dos ministérios angélicos consiste em anunciar as coisas divinas.
Mas, na execução de qualquer acto, uns começam a acção e outros dirige-na; assim,
no canto, os que entoam e, na guerra, os que comandam e dirigem os outros. E
isto pertence aos Principados. Outros há, porém, que simplesmente executam, e
isso pertence aos Anjos. Outros, por fim, têm uma situação média, e é o que se
dá com os Arcanjos, como já se disse.
Ora,
esta distribuição das ordens é congruente, porque o mais elevado da ordem
inferior tem sempre afinidade com o último da superior; assim os animais ínfimos
distam pouco das plantas. A primeira ordem, pois, é a das Pessoas divinas e tem
o seu termo no Espírito Santo, que é o amor procedente; com esta tem afinidade
a ordem suprema da primeira hierarquia, que tira a denominação do incêndio do
amor. Depois, a ordem ínfima da primeira hierarquia é a dos Tronos que, em
virtude do próprio nome, têm certa afinidade com as Dominações. Pois os Tronos,
como diz Gregório, são aqueles pelos quais Deus decreta os seus juízos; e
recebem as iluminações divinas para o fim de iluminarem imediatamente a segunda
hierarquia, à qual pertence à disposição dos divinos ministérios. Em seguida, a
ordem das Potestades tem afinidade com a dos Principados; pois, devendo as
Potestades impor a ordem aos que lhes estão sujeitos, essa ordenação está
imediatamente designada no nome dos Principados, que são os primeiros na
execução dos ministérios divinos, por presidirem ao governo dos povos e dos
reinos, que é o primeiro e o principal dos ministérios divinos, porque o bem do
povo é mais divino que o de um só homem. E por isso, diz a Escritura: O
príncipe do reino dos Persas resistiu-me.
Mas,
também a distribuição que Gregório faz das ordens é congruente. Pois, como as Dominações
definem e preceituam o que entende com os ministérios divinos, pelas suas disposições,
em que se exercem os ministérios divinos, dispõem-se às ordens que lhe estão
sujeitas. Porque, como diz Agostinho, os corpos são regidos numa certa ordem:
os inferiores, pelos superiores, e todos, pela criatura espiritual; e o
espírito mau, pelo bom. E a primeira ordem, depois das Dominações, é a dos
Principados que governam também os bons espíritos. Depois, as Potestades, pelas
quais são afastados os maus espíritos, assim como pelas potestades terrenas são
afastados os malfeitores, segundo a Escritura. Depois delas, as Virtudes, que
têm poder sobre a natureza corpórea, na operação dos milagres. Em seguida, os
Arcanjos e os Anjos, que anunciam aos homens, grandes acontecimentos,
superiores à razão, ou pequenos, que a razão pode alcançar.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — É mais importante para os anjos estarem
sujeitos a Deus, do que presidirem aos inferiores; e isto deriva daquilo. Donde,
as ordens que recebem denominação da superioridade não são as supremas, mas
antes, as que recebem a denominação do se voltarem para Deus.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — A proximidade de Deus designada pelo nome dos Tronos, convém
também aos Querubins e aos Serafins, e de modo mais excelente, como já se
disse.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — Como já se disse, o conhecimento supõe o objecto conhecido em
quem conhece; enquanto o amor supõe o amante unido à causa amada. Ora, o
superior está, em si mesmo, de modo mais nobre que no inferior; ao passo que o
inferior está de modo mais nobre no superior, que em si mesmo. Donde, o conhecimento
do que é inferior tem, preeminência sobre o amor; ao passo que o amor do que é
superior, e sobretudo de Deus, tem preeminência sobre o conhecimento.
RESPOSTA
À QUARTA. — Se considerarmos atentamente as distribuições das ordens, segundo
Dionísio e segundo Gregório, veremos que em pouco, ou nada diferem, referidas à
realidade. Assim, Gregório, deduz o nome dos Principados do presidirem aos bons
espíritos; o que também convém às Virtudes, em cujo nome se compreende a
fortaleza, que dá eficácia aos espíritos inferiores para executarem os divinos
ministérios. — Ainda. As Virtudes de Gregório identificam-se com os
Principados, de Dionísio. Pois, o primeiro dos ministérios divinos é fazer
milagres, preparando-se, por aí, a via para a anunciação dos Arcanjos e dos
Anjos.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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