Questão
108: Da ordenação dos anjos por hierarquias e ordens.
Art. 3 — Se há vários
anjos numa mesma ordem.
(II. Sent., dist. IX a. 3., 5).
O
terceiro discute-se assim. — Parece que não há vários anjos numa mesma ordem.
1.
— Pois, como já se disse antes (q. 50, a. 4), todos os anjos são desiguais
entre si. Ora, consideram-se da mesma ordem seres iguais. Logo, muitos anjos
não são da mesma ordem.
2.
Demais. — O que pode suficientemente ser feito por um, é supérfluo que se faça
por muitos. Ora, o pertencente a uma função angélica pode suficientemente ser
feito por um anjo; assim como o atinente à função do sol é realizado por um sol
apenas; tanto mais quanto mais perfeito é o anjo do que os corpos celestes. Se,
portanto, as ordens se distinguem, pelas suas funções, como já se disse (a.
2), é supérfluo haver vários anjos da mesma ordem.
3.
Demais. — Como ficou dito (q. 50, a. 4), todos os anjos são desiguais.
Se, pois, vários anjos, p. ex., três ou quatro, são da mesma ordem, o ínfimo da
ordem superior tem mais comunidade com o supremo da ordem inferior, do que com
o supremo da sua ordem; e assim, não se vê que pertença antes à mesma ordem
daquele do que deste. Logo, não há vários anjos numa mesma ordem.
Mas,
em contrário, diz Isaías (Is 6, 3): Os serafins clamavam um para o
outro. Logo há vários anjos na mesma ordem dos Serafins.
No que conhecemos perfeitamente podemos distinguir até as mínimas
particularidades — os actos; as virtudes e as naturezas. No que, porém,
conhecemos imperfeitamente só podemos distingui-las universalmente, distinção
que pouco abrange. Assim, quem conhece imperfeitamente as coisas naturais
distingue-lhes as ordens, em geral, colocando, numa ordem, os corpos celestes;
noutra, os corpos inferiores inanimados; noutra, as plantas; noutra, os
animais. Quem porém conhecer tais causas mais perfeitamente, poderá distinguir,
entre os corpos celestes, e em cada um deles, várias ordens. Ora, nós, como diz
Dionísio, conhecemos imperfeitamente os anjos e as suas funções. Donde só em
comum é que podemos distinguir as suas funções e ordens; e desse modo muitos anjos
estão contidos numa mesma ordem. Se, porém, lhes conhecêssemos perfeitamente as
funções e as distinções, saberíamos perfeitamente que cada anjo tem a sua
função própria e a sua ordem própria, entre os seres; e muito mais do que
qualquer estrela, ainda que nos esteja oculta.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Todos os anjos de uma mesma ordem são, de
certo modo, iguais, quanto à semelhança comum, que os constitui nessa ordem.
Mas, em si mesmos, não são iguais. E por isso, Dionísio diz, que é preciso
admitir, numa mesma ordem de anjos, os primeiros, os médios e os últimos.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — É-nos desconhecida a distinção especial de ordens e de funções,
pela qual cada anjo tem uma função e uma ordem própria.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — Numa superfície semi-branca e semi-negra, duas partes
confinantes, dessas cores, têm, pela situação, mais pontos comuns, que duas
partes brancas; mas, menos, pela qualidade. Assim também dois anjos, que estão
nos limites de duas ordens, mais convêm, pela proximidade da natureza, do que
qualquer outro, com os demais da sua ordem; menos, porém, pela idoneidade para
funções semelhantes, porque essa idoneidade chega até certo termo.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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