05/10/2012

Evangelho diário e comentário







       T. Comum – XXVI Semana






Evangelho: Lc 10, 13-16

13 «Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado as maravilhas que se têm operado em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidas de cilício e jazendo sobre a cinza. 14 Por isso haverá, no dia de juízo, menos rigor para Tiro e Sidónia que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, “que te elevas até ao céu, serás abatida até ao inferno”. 16 Quem vos ouve, a Mim ouve, quem vos rejeita, a Mim rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».

Comentário:

Desgraçadamente ouve-se com frequência algo do género: "não preciso nem da Igreja nem dos padres, falo e confesso-me directamente com Deus".
Em primeiro lugar, esta "enormidade", revela a mais profunda ignorância, porque a Igreja é de Cristo que é a sua cabeça e a fundou sobre os Apóstolos a quem deu poderes de "desatar e atar" na terra o que igualmente será atado e desatado" no Céu e os sacerdotes são os seus legítimos sucessores.
E, em segundo lugar, esta atitude também revela uma extraordinária cobardia pessoal.
Ao afirmar tal coisa, a pessoa recusa-se a reconhecer erros e faltas recusando aceitar o que o próprio Salvador estatuiu como Lei indefectível e incontornável.

(AMA, Comentário sobre Lc 10, 13-16, V Moura, 2011.09.30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.