07/09/2012

Evangelho do dia e comentário






        T. Comum – XXII Semana




Evangelho: Lc 5, 33-39

«33 Eles disseram-Lhe: «Os discípulos de João e os dos fariseus jejuam muitas vezes e fazem orações, e os Teus comem e bebem». 34 Jesus respondeu-lhes: «Porventura podeis fazer jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35 Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo; então, nesses dias, jejuarão». 36 Também lhes disse esta comparação: «Ninguém deita um retalho de pano novo em vestido velho; doutro modo o novo rompe o velho e o retalho do novo não condiz com o velho. 37 Também ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutro modo o vinho novo fará rebentar os odres, e derramar-se-á o vinho, e perder-se-ão os odres. 38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos. 39 Ninguém depois de ter bebido vinho velho quer do novo, porque diz: O velho é melhor!».

Comentário:

O Magistério da Igreja actua permanentemente na renovação das disposições mais adequadas aos tempos que correm.

Não muda, nunca, os princípios doutrinais, nem poderia porque a Cabeça da Igreja é Jesus Cristo e só Ele tem o poder para tal, mas, no que respeita à prática e aos demais aspectos pastorais pode, deve e é o que faz, por assim dizer, actualizar para que os fiéis tenham um guia seguro para a prática da Fé.

Por isso os Concílios, os Consistórios e demais reuniões magnas.

O que deles sai, sob a suma autoridade do Sumo-Pontífice, - os documentos, as Encíclicas, Cartas Apostólicas, o Catecismo da Igreja Católica - não deve oferecer discussão nem é opinável, é decisivo e peremptório.

Só assim pode existir uma Igreja Una e Santa como o Seu Fundador deseja:

«Ut omnes unum sint»

(ama, comentário sobre Lc 5, 33-39, 2012.07.12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.