08/08/2012

Evangelho do dia e comentário








    T. Comum – XVIII Semana


EVANGELHO: Mt 15, 21-28

21 Partindo dali, Jesus retirou-Se para a região de Tiro e de Sidónia. 22 E eis que uma mulher cananeia, que viera daqueles arredores, gritou: «Senhor, Filho de David, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada pelo demónio». 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. Aproximando-se Seus discípulos, pediram-Lhe: «Despede-a, porque vem gritando atrás de nós». 24 Ele respondeu: «Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». 25 Ela, porém, veio e prostrou-se diante d'Ele, dizendo: «Senhor, valei-me». 26 Ele respondeu: «Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães». 27 Ela replicou: «Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos». 28 Então Jesus disse-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres». E, desde aquela hora, a sua filha ficou curada.

Comentário:

A incomparável sabedoria dos simples, é o que fica bem evidente neste trecho do Evangelho.

Argumentando com lógica linear, sem sofismas ou preocupações de retórica, esta mulher do povo "arranca" a Jesus não só a graça que pretende mas, também, o grande elogio que o Senhor faz à sua fé.

Não é um elogio gratuito - nem podia ser, vindo de Jesus - mas a expressão do espanto e agradável surpresa do Senhor.

Aqui está, claríssima, a forma de expressar a fé: confiança total e absoluta no Senhor que não fazendo acepção de pessoas, nos escuta e a todos assiste.

(ama, comentário sobre Mt 15, 21-26, 2011.08.14)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.