Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
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Evangelho: Mt 18, 12-35
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Evangelho: Mt 18, 12-35
12 «Que vos parece? Se alguém tiver cem
ovelhas, e uma delas se extraviar, porventura não deixa as outras noventa e
nove no monte, e vai em busca daquela que se extraviou? 13 E, se
acontecer encontrá-la, digo-vos em verdade que se alegra mais por esta, do que
pelas noventa e nove que não se extraviaram. 14 Assim, não é a
vontade de vosso Pai que está nos céus que pereça um só destes pequeninos. 15
«Se teu irmão pecar contra ti, vai e corrige-o entre ti e ele só. Se te ouvir,
ganhaste o teu irmão. 16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo
uma ou duas pessoas, para que pela palavra de duas ou três testemunhas se
decida toda a questão. 17 Se não as ouvir, di-lo à Igreja. Se não
ouvir a Igreja considera-o como um gentio e um publicano. 18 «Em verdade
vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu; e tudo o que
desligardes sobre a terra, será desligado no céu. 19 «Ainda vos digo
que, se dois de vós se unirem entre si sobre a terra a pedir qualquer coisa,
esta lhes será concedida por Meu Pai que está nos céus. 20 Porque onde
se acham dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles». 21
Então, aproximando-se d'Ele Pedro, disse: «Senhor, até quantas vezes poderá
pecar meu irmão contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?». 22
Jesus respondeu-lhe: «Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes
sete. 23 «Por isso, o Reino dos Céus é comparável a um rei que quis
fazer as contas com os seus servos. 24 Tendo começado a fazer as
contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 25
Como não tivesse com que pagar, o seu senhor mandou que fosse vendido ele, a
mulher, os filhos e tudo o que tinha, e se saldasse a dívida. 26
Porém, o servo, lançando-se-lhe aos pés, suplicou-lhe: “Tem paciência comigo,
eu te pagarei tudo”. 27 E o senhor, compadecido daquele servo,
deixou-o ir livre e perdoou-lhe a dívida. 28 «Mas este servo, tendo
saído, encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários e,
lançando-lhe a mão, sufocava-o dizendo: “Paga o que me deves”. 29 O
companheiro, lançando-se-lhe aos pés, suplicou-lhe: “Tem paciência comigo, eu
te pagarei”. 30 Porém ele recusou e foi mandá-lo meter na prisão,
até pagar a dívida. 31 «Os outros servos seus companheiros, vendo
isto, ficaram muito contristados e foram referir ao seu senhor tudo o que tinha
acontecido. 32 Então o senhor chamou-o e disse-lhe: “Servo mau, eu
perdoei-te a dívida toda, porque me suplicaste. 33 Não devias tu
também compadecer-te do teu companheiro, como eu me compadeci de ti?”. 34
E o seu senhor, irado, entregou-o aos guardas, até que pagasse toda a dívida. 35
«Assim também vos fará Meu Pai celestial, se cada um não perdoar do íntimo do
seu coração ao seu irmão»
Ioannes
Paulus PP. II
Evangelium vitae
aos
Presbíteros e Diáconos
aos
Religiosos e Religiosas
aos
Fiéis leigos e a todas as Pessoas de Boa Vontade
sobre
o Valor e a Inviolabilidade
da
Vida Humana
…/6
35.
Também o relato jahvista das origens exprime a mesma convicção. Esta antiga
narração fala de um sopro divino que é insuflado no homem, para que este dê
entrada na vida: «O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe
pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo» (Gn
2, 7).
A
origem divina deste espírito de vida explica a perene insatisfação que
acompanha o homem, ao longo dos seus dias. Obra plasmada pelo Senhor e trazendo
em si mesmo um traço indelével de Deus, o homem tende naturalmente para Ele.
Quando escuta o anseio profundo do coração, não pode deixar de fazer sua esta
afirmação de Santo Agostinho: «Criastes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração
vive inquieto enquanto não repousa em Vós». 25
Como
é eloquente aquela insatisfação que se apodera da vida do homem no Éden, quando
lhe resta como única referência o mundo vegetal e animal (cf. Gn 2, 20)!
Somente a aparição da mulher, isto é, de um ser que é carne da sua carne e osso
dos seus ossos (cf. Gn 2, 23) e no qual vive igualmente o espírito
de Deus Criador, pode satisfazer a exigência de diálogo interpessoal, tão vital
para a existência humana. No outro, homem ou mulher, reflecte-Se o próprio
Deus, abrigo definitivo e plenamente feliz de toda a pessoa.
«Que
é o homem para Vos lembrardes dele, o filho do homem para dele cuidardes?» —
interroga-se o Salmista (Sal 8, 5). Diante da imensidão do universo,
coisa bem pequena é o homem; mas é precisamente este contraste que faz
sobressair a sua grandeza: «Pouco lhe falta para que seja um ser divino; de
glória e de honra o coroastes» (Sal 8, 6). A glória de Deus
resplandece no rosto do homem. Nele, o Criador encontra o seu repouso, como
comenta, maravilhado e comovido, Santo Ambrósio: «Terminou o sexto dia, ficando
concluída a criação do mundo com a formação daquela obra-prima, o homem, que
exerce o domínio sobre todos os seres vivos e é como que o ápice do universo e
a suprema beleza de todo o ser criado. Verdadeiramente deveremos manter um
silêncio reverente, já que o Senhor Se repousou de toda a obra do mundo.
Repousou-Se no íntimo do homem, repousou-Se na sua mente e no seu pensamento;
de facto, tinha criado o homem dotado de razão, capaz de O imitar, émulo das
suas virtudes, desejoso das graças celestes. Nestes seus dotes, repousa Deus
que disse: "Sobre quem repousarei senão naquele que é humilde, pacífico e
teme as minhas palavras?" (Is 66, 1-2). Agradeço ao Senhor
nosso Deus que criou uma obra tão maravilhosa que nela encontra o seu repouso».
26
36.
Infelizmente, este projecto maravilhoso de Deus ficou ofuscado pela irrupção do
pecado na história. Com o pecado, o homem revolta-se contra o Criador, acabando
por idolatrar as criaturas: «Veneraram a criatura e prestaram-lhe culto de
preferência ao Criador» (Rm 1, 25). Deste modo, o ser humano não só
deturpa a imagem de Deus em si mesmo, mas é tentado a ofendê-la também nos
outros, substituindo as relações de comunhão por atitudes de desconfiança,
indiferença, inimizade, até chegar ao ódio homicida. Quando não se reconhece
Deus como tal, atraiçoa-se o sentido profundo do homem e prejudica-se a
comunhão entre os homens.
Na
vida do homem, a imagem de Deus volta a resplandecer e manifesta-se em toda a
sua plenitude com a vinda do Filho de Deus em carne humana: «Ele é a imagem do
Deus invisível» (Col 1, 15), «o resplendor da sua glória e a imagem
da sua substância» (Heb 1, 3). Ele é a imagem perfeita do Pai.
O
projecto de vida confiado ao primeiro Adão encontra finalmente em Cristo a sua
realização. Enquanto a desobediência de Adão arruína e deturpa o desígnio de
Deus sobre a vida do homem e introduz a morte no mundo, a obediência redentora
de Cristo é fonte de graça que se derrama sobre os homens, abrindo a todos, de
par em par, as portas do reino da vida (cf. Rm 5, 12-21). Afirma o
apóstolo Paulo: «O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente; o último Adão
é um espírito vivificante» (1 Cor 15, 45).
A
todos os que aceitam seguir Cristo, é-lhes dada a plenitude da vida: neles, a
imagem divina é restaurada, renovada e levada à perfeição. Este é o desígnio de
Deus para os seres humanos: tornarem-se «conformes à imagem do seu Filho» (Rm
8, 29). Só assim, no esplendor desta imagem, é que o homem pode ser
liberto da escravidão da idolatria, pode reconstruir a fraternidade perdida e
reencontrar a sua identidade.
«Quem crê em Mim, ainda que esteja
morto viverá» (Jo 11, 26): o dom da vida eterna
37.
A vida que o Filho de Deus veio dar aos homens, não se reduz meramente à
existência no tempo. A vida, que desde sempre está «n'Ele» e constitui «a luz
dos homens» (Jo 1, 4), consiste em ser gerados por Deus e participar
na plenitude do seu amor: «A todos os que O receberam, aos que crêem n'Ele,
deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; eles que não nasceram do
sangue, nem de vontade carnal, nem de vontade do homem, mas sim de Deus» (Jo
1, 12-13).
Umas
vezes, Jesus designa esta vida, que Ele veio dar, simplesmente como «a vida»; e
apresenta o ser gerado por Deus como condição necessária para poder alcançar o
fim para o qual o homem foi criado: «Quem não nascer de novo, não pode ver o
Reino de Deus» (Jo 3, 3). O dom desta vida constitui o objecto
próprio da missão de Jesus; Ele «é Aquele que desce do Céu e dá a vida ao
mundo» (Jo 6, 33), de tal modo que pode afirmar com toda a verdade:
«Quem Me segue (...) terá a luz da vida» (Jo 8, 12).
Outras
vezes, Jesus fala de «vida eterna», sem querer com o adjectivo aludir apenas a
uma perspectiva supratemporal. «Eterna» é a vida que Jesus promete e dá, porque
é plenitude de participação na vida do «Eterno». Todo aquele que crê em Jesus e
vive em comunhão com Ele tem a vida eterna (cf. Jo 3, 15; 6, 40),
porque d'Ele escuta as únicas palavras que revelam e infundem plenitude de vida
à sua existência; são as «palavras de vida eterna», que Pedro reconhece na sua
confissão de fé: «Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida
eterna; e nós acreditamos e sabemos que és o Santo de Deus» (Jo 6, 68-69).
O que seja essa vida eterna, declara-o Jesus quando se dirigiu ao Pai na grande
oração sacerdotal: «A vida eterna consiste nisto: que Te conheçam a Ti, por
único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste» (Jo 17, 3).
Conhecer a Deus e ao seu Filho é acolher o mistério da comunhão de amor do Pai,
do Filho e do Espírito Santo, na própria vida que se abre, já desde agora, à
vida eterna pela participação na vida divina.
38.
Por conseguinte, a vida eterna é a própria vida de Deus e simultaneamente a
vida dos filhos de Deus. Um assombro incessante e uma gratidão sem limites não
podem deixar de se apoderar do crente diante desta inesperada e inefável
verdade que nos vem de Deus em Cristo. O crente faz suas as palavras do apóstolo
João: «Vede com que amor nos amou o Pai, ao querer que fôssemos chamados filhos
de Deus. E somo-lo de facto! (...) Caríssimos, agora somos filhos de Deus, mas
ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos, porém, que, quando Ele
Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos como Ele é» (1
Jo 3, 1-2).
Assim,
chega ao seu auge a verdade cristã acerca da vida. A dignidade desta não está
ligada apenas às suas origens, à sua proveniência de Deus, mas também ao seu
fim, ao seu destino de comunhão com Deus no conhecimento e no amor d'Ele. É à
luz desta verdade que Santo Ireneu especifica e completa a sua exaltação do
homem: «glória de Deus» é, sim, «o homem vivo», mas «a vida do homem consiste
na visão de Deus». 27
Daqui
resultam consequências imediatas para a vida humana em sua própria condição
terrena, na qual já germinou e está a crescer a vida eterna. Se o homem ama
instintivamente a vida porque é um bem, tal amor encontra ulterior motivação e
força, nova amplitude e profundidade nas dimensões divinas desse bem. Em
semelhante perspectiva, o amor que cada ser humano tem pela vida não se reduz à
simples busca de um espaço onde poder exprimir-se a si mesmo e entrar em
relação com os outros, mas evolui até à certeza feliz de poder fazer da própria
existência o «lugar» da manifestação de Deus, do encontro e comunhão com Ele. A
vida que Jesus nos dá, não desvaloriza a nossa existência no tempo, mas
assume-a e condu-la ao seu último destino: «Eu sou a ressurreição e a vida;
(...) todo aquele que vive e crê em Mim não morrerá jamais» (Jo 11, 25.26).
«A cada um, pedirei contas do seu
irmão» (cf. Gn 9, 5): veneração e amor pela vida dos outros
39.
A vida do homem provém de Deus, é dom seu, é imagem e figura d'Ele,
participação do seu sopro vital. Desta vida, portanto, Deus é o único senhor: o
homem não pode dispor dela. Deus mesmo o confirma a Noé, depois do dilúvio: «Ao
homem, pedirei contas da vida do homem, seu irmão» (Gn 9, 5). E o
texto bíblico preocupa-se em sublinhar como a sacralidade da vida tem o seu
fundamento em Deus e na sua acção criadora: «Porque Deus fez o homem à sua
imagem» (Gn 9, 6).
Portanto,
a vida e a morte do homem estão nas mãos de Deus, em seu poder: «Deus tem nas
suas mãos a alma de todo o ser vivente, e o sopro de vida de todos os homens» —
exclama Job (12, 10). «O Senhor é que dá a morte e a vida, leva à
habitação dos mortos e retira de lá» (1 Sam 2, 6). Apenas Ele pode
afirmar: «Só Eu é que dou a vida e dou a morte» (Dt 32, 39).
Mas
Deus não exerce esse poder como arbítrio ameaçador, mas, sim, como cuidado e
solicitude amorosa pelas suas criaturas. Se é verdade que a vida do homem está
nas mãos de Deus, não o é menos que estas são mãos amorosas como as de uma mãe
que acolhe, nutre e toma conta do seu filho: «Fico sossegado e tranquilo como
criança deitada nos braços de sua mãe, como um menino deitado é a minha alma» (Sal
131 130, 2; cf. Is 49, 15; 66, 12-13; Os 11, 4). Assim nas vicissitudes
dos povos e na sorte dos indivíduos, Israel não vê o fruto de pura casualidade
ou de um destino cego, mas o resultado de um desígnio de amor, pelo qual Deus
resguarda todas as potencialidades da vida e se contrapõe às forças de morte
que nascem do pecado: «Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não
Lhe dá nenhuma alegria. Porquanto Ele criou tudo para a existência» (Sab
1, 13-14).
40.
Da sacralidade da vida dimana a sua inviolabilidade, inscrita desde as origens
no coração do homem, na sua consciência. A pergunta «que fizeste?» (Gn 4,
10), dirigida por Deus a Caim depois de ter assassinado o irmão Abel,
traduz a experiência de cada homem: no fundo da sua consciência, ele sente
incessantemente o apelo à inviolabilidade da vida — a própria e a alheia —,
como realidade que não lhe pertence, pois é propriedade e dom de Deus Criador e
Pai.
O
preceito relativo à inviolabilidade da vida humana ocupa o centro dos «dez
mandamentos» na aliança do Sinai (cf. Ex 34, 28). Nele se proíbe,
antes de mais, o homicídio: «Não matarás» (Ex 20, 13), «não causarás
a morte do inocente e do justo» (Ex 23, 7); mas proíbe também — como
se explicita na legislação posterior de Israel — qualquer lesão infligida a
outrem (cf. Ex 21, 12-27). Tem-se de reconhecer que esta sensibilidade
pelo valor da vida no Antigo Testamento, apesar de já tão notável, não alcança
ainda a perfeição do Sermão da Montanha, como resulta de alguns aspectos da
legislação penal então vigente, que previa castigos corporais pesados e até
mesmo a pena de morte. Mas globalmente esta mensagem, que o Novo Testamento
levará à perfeição, é já um forte apelo ao respeito pela inviolabilidade da
vida física e da integridade pessoal, e tem o seu ápice no mandamento positivo
que obriga a cuidar do próximo como de si mesmo: «Amarás o teu próximo como a
ti mesmo» (Lv 19, 18).
41.
O mandamento «não matarás», contido e aprofundado no mandamento positivo do
amor do próximo, é confirmado em toda a sua validade pelo Senhor Jesus. Ao
jovem rico que Lhe pede «Mestre, que hei-de fazer de bom para alcançar a vida
eterna?», responde: «Se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos» (Mt
19, 16.17). E, logo em primeiro lugar, cita «não matarás» (19, 18).
No Sermão da Montanha, Jesus exige dos discípulos uma justiça superior à dos
escribas e fariseus, no campo do respeito pela vida: «Ouvistes que foi dito aos
antigos: "Não matarás; aquele que matar está sujeito a ser
condenado". Eu, porém, digo-vos: quem se irritar contra o seu irmão será
réu perante o tribunal» (Mt 5, 21-22).
Com
a sua palavra e os seus gestos, Jesus explícita ulteriormente as exigências
positivas do mandamento referente à inviolabilidade da vida. Estavam já
presentes no Antigo Testamento, onde a legislação se preocupava em garantir e
salvaguardar as situações de vida débil e ameaçada: o estrangeiro, a viúva, o
órfão, o enfermo, o pobre em geral, a própria vida antes de nascer (cf. Ex
21, 22; 22, 20-26). Mas com Jesus, essas exigências positivas adquirem
novo vigor e ímpeto, manifestando-se em toda a sua amplitude e profundidade:
vão desde o velar pela vida do irmão (familiar, membro do mesmo povo,
estrangeiro que habita na terra de Israel), passam pelo cuidar do desconhecido,
para chegarem até ao amor do inimigo.
O
desconhecido deixa de ser tal para quem deve fazer-se próximo de todo aquele
que se encontra necessitado, até assumir a responsabilidade da sua vida, como
ensina, de modo eloquente e incisivo, a parábola do bom samaritano (cf. Lc
10, 25-37). Também o inimigo cessa de o ser para quem é obrigado a amá-lo
(cf. Mt 5, 38-48; Lc 6, 27-35) e «fazer-lhe bem» (cf. Lc 6, 27.33.35),
levando remédio às carências da sua vida, com prontidão e sem esperar
recompensa (cf. Lc 6, 34-35). No vértice deste amor, está a oração
pelo inimigo, pela qual nos colocamos em sintonia com o amor providente de
Deus: «Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos
perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está nos Céus;
pois Ele faz que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva
sobre os justos e os pecadores» (Mt 5, 44-45; cf. Lc 6, 28.35).
Assim,
o mandamento de Deus, orientado para a defesa da vida do homem, tem a sua
dimensão mais profunda na exigência de veneração e amor por toda a pessoa e sua
vida. Este é o ensinamento que o apóstolo Paulo, dando eco às palavras de Jesus
(cf. Mt 19, 17-18), dirige aos cristãos de Roma: «Com efeito:
"Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás" e
qualquer dos outros mandamentos, resumem-se nestas palavras: "Amarás ao
próximo como a ti mesmo". A caridade não faz mal ao próximo. A caridade é,
pois, o pleno cumprimento da lei» (Rm 13, 9-10).
«Crescei e multiplicai-vos, enchei e
dominai a terra» (Gn 1, 28): as responsabilidades do homem pela vida
42.
Defender e promover, venerar e amar a vida é tarefa que Deus confia a cada
homem, ao chamá-lo enquanto sua imagem viva a participar no domínio que Ele tem
sobre o mundo: «Abençoando-os, Deus disse: "Crescei e multiplicai-vos,
enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos
céus e sobre todos os animais que se movem na terra"» (Gn 1, 28).
O
texto bíblico manifesta claramente a amplitude e profundidade do domínio que
Deus concede ao homem. Trata-se, antes de mais, de domínio sobre a terra e
sobre todo o ser vivo, como recorda o Livro da Sabedoria: «Deus dos nossos pais
e Senhor de misericórdia, (...) formastes o homem pela vossa sabedoria, para
dominar sobre as criaturas a quem destes a vida, para governar o mundo com
santidade e justiça» (9, 1.2-3). Também o Salmista exalta o domínio
do homem como sinal da glória e honra recebidas do Criador: «Destes-lhe domínio
sobre as obras das vossas mãos. Tudo submetestes debaixo dos seus pés; os
rebanhos e os gados sem excepção, até mesmo os animais selvagens; as aves do
céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos» (Sal 8, 7-9).
Chamado
a cultivar e guardar o jardim do mundo (cf. Gn 2, 15), o homem detém
uma responsabilidade específica sobre o ambiente de vida, ou seja, sobre a
criação que Deus pôs ao serviço da sua dignidade pessoal, da sua vida: e isto
não só em relação ao presente, mas também às gerações futuras. É a questão
ecológica — desde a preservação do «habitat» natural das diversas espécies
animais e das várias formas de vida, até à «ecologia humana» propriamente dita 28 — que, no texto bíblico, encontra
luminosa e forte indicação ética para uma solução respeitosa do grande bem da
vida, de toda a vida. Na realidade, «o domínio conferido ao homem pelo Criador
não é um poder absoluto, nem se pode falar de liberdade de "usar e
abusar", ou de dispor das coisas como melhor agrade. A limitação imposta
pelo mesmo Criador, desde o princípio, e expressa simbolicamente com a
proibição de "comer o fruto da árvore" (cf. Gn 2, 16-17),
mostra com suficiente clareza que, nas relações com a natureza visível, nós
estamos submetidos a leis, não só biológicas, mas também morais, que não podem
impunemente ser transgredidas». 29
Nota:
Revisão da tradução para português por ama
_________________________________________
Notas:
(em italiano)
21 Conc. Ecum. Vat. II, Cost. past. sulla Chiesa nel mondo contemporaneo
Gaudium et spes, 50.
22 Cost. dogm. sulla divina Rivelazione Dei Verbum, 4.
23 "Gloria Dei vivens
homo": Contro le eresie, IV, 20, 7: SCh 100/2, 648-649.
24 Conc. Ecum. Vat. II, Cost. past.
Sulla Chiesa nel mondo contemporaneo Gaudium et spes, 12.
25 Confessiones, I, 1: CCL 27, 1.
26 Exameron, VI, 75-76: CSEL 32, 260-261.
27 "Vita autem hominis visio Dei": Contro le eresie, IV, 20, 7:
SCh 100/2, 648-649.
28 Cf Giovanni Paolo II, Lett. enc. Centesimus annus (1 maggio 1991), 38:
AAS 83 (1991), 840-841.
29 Giovanni Paolo II, Lett. enc. Sollicitudo rei socialis (30 dicembre
1987), 34: AAS 80 (1988), 560.
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